O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: Colocando as Pedras Fundacionais do Pensamento Científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14289

Palavras-chave:

Pensamento científico, Ensino de Ciências, Metodologia investigativa

Resumo

O presente texto é uma resenha crítica do livro “O ensino de Ciências no Ensino Fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científico”, de autoria de Melina Furman, bióloga e doutora em Educação e Ciências. A obra traz como ideia central o questionamento da autora sobre como incentivar e desenvolver o pensamento científico em alunos do Ensino Fundamental. Para responder a essa indagação, a autora apresenta cenários fictícios com diferentes metodologias para efeitos de comparação e aponta o ensino por investigação ou metodologia investigativa como uma alternativa extremamente viável para a transformação do panorama atual do Ensino de Ciências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

FURMAN, Melina. O ensino de Ciências no Ensino Fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científico. São Paulo: Sangari Brasil, 2009.

Downloads

Publicado

03-06-2025

Como Citar

TIEGS, Adriano Luiz Rodrigues. O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: Colocando as Pedras Fundacionais do Pensamento Científico. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14289, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14289. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14289. Acesso em: 17 jun. 2025.