Sequência Didática Investigativa de Tatuagens: Uma proposta diferenciada para ensinar química?
Resumo
Esta resenha trata da dissertação de mestrado: “Sequência didática investigativa sobre tatuagens — Possibilidade para alfabetização científica no ensino de química”, do autor Danylo David de Lima Silva. Nesta produção acadêmica, o pesquisador desenvolve uma proposta pedagógica para o conteúdo de funções químicas orgânicas com base no aporte teórico-metodológico de Carvalho (2009), que fundamentou aspectos básicos do ensino por investigação no planejamento, estruturação e implementação das ações didáticas empregadas na rotina de sala de aula. A partir desse referencial, o trabalho apresenta como problemática inovadora o debate a respeito das tintas utilizadas nos procedimentos de aplicação de tatuagens na pele humana e suas implicações bioquímicas na saúde, portanto, essa abordagem empreendida na pós-graduação, objetivou a promoção do ensino e aprendizagem dos/as estudantes, retratando a relevância de atividades contextualizadas na formação dos saberes e letramento científico. Por essas razões, buscamos analisar criticamente a referida obra por meio deste escrito, averiguando a viabilidade e os limites que as Sequências didáticas investigativas agregam para prática educativa na área de Ciências, pontuando a importância do estudo na produção de conhecimentos diferenciados referentes ao fazer pedagógico dos/as educadores da área de Química e Biologia.
Downloads
Copyright (c) 2024 Larissa Kênia Silva Oliveira, Karla Patrícia de Oliveira Luna
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.