Proposta de Sequência Didática sobre Sustentabilidade fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n4.14237Palavras-chave:
Sustentabilidade, Sequência didática, Três Momentos PedagógicosResumo
Comumente, o tema Sustentabilidade é abordado teórica e imageticamente a partir de três dimensões – ambiental, social e econômica, com mínimas intersecções e, assim, colaborando para a desconexão imaginária de dimensões da vida que interagem constante e intensamente. Buscando ampliar a compreensão da complexidade do tema, apresentamos nesse artigo uma proposta de sequência didática sobre Sustentabilidade, que segue a abordagem temática dos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI, 1990) da seguinte maneira: 1) problematização inicial, identificando o conceito prévio e analisando o conceito científico do termo; 2) organização do conhecimento, com o alargamento das concepções sobre Sustentabilidade e apresentando dois modelos de representações imagéticas de suas dimensões; e 3) aplicação do conhecimento ou (re)conhecimento do tema, identificando (ou não) novos conhecimentos e estimulando a construção de representações imagéticas próprias de cada estudante para a Sustentabilidade. Na perspectiva educacional, este texto fornece materiais teórico e visual para alargar a compreensão de sustentabilidade para além da sua abordagem convencional e no sentido da sua complexidade, não se pondo como modelo a ser seguido, mas como uma inspiração.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Fernanda Lopes de Freitas, Patricia Barbosa Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.














