Obstáculos epistemológicos e a argumentação em vídeos de conteúdo terraplanista
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n5.14060Palavras-chave:
Obstáculos Epistemológicos, Terra Plana, Vídeos anticiência, YouTubeResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise de conteúdos terraplanistas disponíveis em vídeos na internet, buscando identificar a ação de Obstáculos Epistemológicos na estrutura argumentativa e explicativa das ideias terraplanistas. Para tanto, tomamos a plataforma YouTube como nossa fonte de material em vídeos, optando por utilizar conteúdo dos canais com maior número de inscritos e maior número total de visualizações. Em um estudo de caráter qualitativo e exploratório, foram selecionados e analisados os conteúdos argumentativos e visuais presentes em quatro vídeos. As análises, que ocorreram segundo critérios da análise textual discursiva, foram divididas por vídeo, destacando nove casos em que foram identificados a possível atuação de diferentes tipos de Obstáculos Epistemológicos.