¿Cómo promover el razonamiento científico en la enseñanza del experimento de la doble rendija con electrones?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n5.14056

Palavras-chave:

Raciocínio Científico, Estilos de pensar e fazer Cientistas, Ensino de Física Quântica, Experiência do duplo desempenho com Elétrons

Resumo

A dualidade onda-partícula é um dos principais tópicos estudados em física quântica; Dadas as diferentes dificuldades de aprendizagem relatadas em diversas investigações sobre o tema, este artigo analisa o experimento de dupla fenda com elétrons a partir da abordagem do raciocínio científico proposta por Ian Hacking; que levanta seis estilos de pensar e fazer cientistas criados durante o desenvolvimento do conhecimento científico na tradição europeia, originários da Grécia antiga; que nos permitem mostrar que existem diferentes formas de raciocínio na ciência, ajudando assim a mostrar a complexidade do raciocínio científico e uma consideração menos parcial das conquistas culturais da física. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo de cinco artigos de pesquisa que relatam esse experimento e dois livros didáticos de física. Verifica-se que, para uma explicação adequada do fenômeno abordado neste experimento, são necessários quatro estilos de pensar e fazer ciência: matemático, experimental, de modelagem hipotética e estatístico e probabilístico. Uma implicação no ensino de física quântica é que não é possível focar em apenas um desses estilos para entender adequadamente os conceitos e princípios que fundamentam essa teoria. 

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Publicado

07-11-2023

Como Citar

MÉNDEZ HINCAPIÉ, Néstor Fernando; BARRAGÁN, Isabel Garzón. ¿Cómo promover el razonamiento científico en la enseñanza del experimento de la doble rendija con electrones?. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 5, p. 55–79, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n5.14056. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14056. Acesso em: 9 mar. 2025.