A presença da imaginação no ensino de Física: propostas didáticas que privilegiam a imaginação em aulas de Física no ensino médio

Palavras-chave: Imaginação, Ensino de Física, Ensino Médio

Resumo

A imaginação é uma faculdade importante não apenas no campo artístico, mas também no científico, razão pela qual todos os componentes curriculares na escola devem se preocupar com seu desenvolvimento. No entanto, isso nem sempre ocorre nas áreas de ciências naturais e matemática. Com o objetivo de compreender em que medida o ensino de ciência está comprometido com esse projeto, este trabalho investiga as propostas didáticas que privilegiam a imaginação nas aulas de Física no Ensino Médio. Para isso, analisa publicações nos sete principais periódicos brasileiros de ensino de Física entre os anos de 2009 e 2019. Constata-se que, de um total de 3.612 artigos publicados nesse período, apenas 79 buscam cumprir esse papel. Ainda que pequeno, esse número permite traçar o perfil dessas propostas didáticas, o que é necessário para aprofundar os estudos sobre a relação entre imaginação e ensino de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
07-11-2023
Como Citar
KOPP, F. A presença da imaginação no ensino de Física: propostas didáticas que privilegiam a imaginação em aulas de Física no ensino médio. Revista Insignare Scientia, v. 6, n. 5, p. 32-54, 7 nov. 2023.