O poder do currículo na área das ciências da natureza e suas tecnologias: saúde no trabalho

Palavras-chave: currículo, ensino de ciências, Foucault

Resumo

Este trabalho possui como objetivo investigar o comportamento do currículo na área das Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (CNTs) por meio da biopolítica foucaultiana referente a saúde no trabalho. Para isso, foram analisados excertos nas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio (RCGEM) associadas a saúde no trabalho. Desfrutaremos das compreensões foucaultianas de arquivo como ferramenta teórico-metodológica para investigar os discursos, formados pelos enunciados, presentes na área das CNTs pelas referidas habilidades. Essas habilidades são vivenciadas pelo percurso estabelecido pelo currículo em regimentar os caminhos dos alunos e que, consequentemente, agem na proteção e prevenção de sua saúde no trabalho. Nesse universo, podemos associar ao discurso de Foucault sobre aumentar a vida da população – fazer viver, pensando nas condições existentes para a manutenção da saúde do aluno no trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre José Krul, Instituto Federal Farroupilha

Doutor em Educação nas Ciências. Professor do Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa

Publicado
26-12-2023
Como Citar
PEDROLO, R.; KRUL, A. O poder do currículo na área das ciências da natureza e suas tecnologias: saúde no trabalho. Revista Insignare Scientia, v. 6, n. 6, p. 238-256, 26 dez. 2023.