O poder do currículo na área das ciências da natureza e suas tecnologias: saúde no trabalho
Resumo
Este trabalho possui como objetivo investigar o comportamento do currículo na área das Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (CNTs) por meio da biopolítica foucaultiana referente a saúde no trabalho. Para isso, foram analisados excertos nas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio (RCGEM) associadas a saúde no trabalho. Desfrutaremos das compreensões foucaultianas de arquivo como ferramenta teórico-metodológica para investigar os discursos, formados pelos enunciados, presentes na área das CNTs pelas referidas habilidades. Essas habilidades são vivenciadas pelo percurso estabelecido pelo currículo em regimentar os caminhos dos alunos e que, consequentemente, agem na proteção e prevenção de sua saúde no trabalho. Nesse universo, podemos associar ao discurso de Foucault sobre aumentar a vida da população – fazer viver, pensando nas condições existentes para a manutenção da saúde do aluno no trabalho.
Downloads
Copyright (c) 2023 Rodrigo Pedrolo, Alexandre José Krul
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.