O poder do currículo na área das ciências da natureza e suas tecnologias: saúde no trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13888

Palavras-chave:

currículo, ensino de ciências, Foucault

Resumo

Este trabalho possui como objetivo investigar o comportamento do currículo na área das Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (CNTs) por meio da biopolítica foucaultiana referente a saúde no trabalho. Para isso, foram analisados excertos nas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio (RCGEM) associadas a saúde no trabalho. Desfrutaremos das compreensões foucaultianas de arquivo como ferramenta teórico-metodológica para investigar os discursos, formados pelos enunciados, presentes na área das CNTs pelas referidas habilidades. Essas habilidades são vivenciadas pelo percurso estabelecido pelo currículo em regimentar os caminhos dos alunos e que, consequentemente, agem na proteção e prevenção de sua saúde no trabalho. Nesse universo, podemos associar ao discurso de Foucault sobre aumentar a vida da população – fazer viver, pensando nas condições existentes para a manutenção da saúde do aluno no trabalho.

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Biografia do Autor

  • Alexandre José Krul, Instituto Federal Farroupilha

    Doutor em Educação nas Ciências. Professor do Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa

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Publicado

26-12-2023

Como Citar

PEDROLO, Rodrigo; KRUL, Alexandre José. O poder do currículo na área das ciências da natureza e suas tecnologias: saúde no trabalho. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 238–256, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13888. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13888. Acesso em: 9 mar. 2025.