Abordagem de conceitos de física no ensino de ciências usando histórias em quadrinhos: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13756

Palavras-chave:

Teoria de Ausubel, Ensinando Ciências com HQs, Ensino - aprendizagem

Resumo

Transmitir um conceito considerado pelos alunos de difícil aquisição e fazê-los aprender de forma eficaz, ainda é um desafio, pois quanto mais complexo o assunto, maior é o déficit de aprendizagem. Partindo deste ponto de vista e objetivando minimizar as barreiras inerentes a aprendizagem, propusemos histórias em quadrinhas como uma metodologia eficaz, onde abordou-se conceitos de física ensinados na disciplina de Ciências, particularmente, aqueles inerentes ao cotidiano do aluno. Tais conceitos foram apresentados aos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública da cidade de Marabá-PA usando uma revista na forma de histórias em quadrinhos contendo conceitos de física. A escolha da revista neste formato e aplicação dessa metodologia são baseadas na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Dessa forma, considerou-se os conhecimentos prévios dos estudantes de modo a ancorá-los aos novos conhecimentos adquiridos. Além disso, tentou-se proporcionar à prática do professor melhor aplicabilidade no nível da teoria de Ausubel, isto é, unindo o conhecimento teórico ao desenvolvimento de um ensino efetivo e satisfatório, configurando-se como instrumento viabilizador de aprendizagem e, que neste trabalho, foi atrelada à metodologia dos quadrinhos.

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Publicado

27-12-2023

Como Citar

SOUZA JUNIOR, Marinaldo Vilar de; CÉLIO, Vanessa Carolina Cunha; CUNHA, Edileuza de Aviz; SOUSA, Francisco Ferreira de. Abordagem de conceitos de física no ensino de ciências usando histórias em quadrinhos: um estudo de caso. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 613–633, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13756. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13756. Acesso em: 9 mar. 2025.