Uma Orquestração Instrumental para o ensino de porcentagem no 7º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais: um relato de experiência no contexto do PIBID

Palavras-chave: Porcentagem, Orquestração Instrumental, Metodologia Lesson Study

Resumo

O propósito deste trabalho foi relatar sobre a realização de uma orquestração instrumental do conteúdo de Porcentagem no Ensino Fundamental- Anos Finais a partir do uso da Metodologia Lesson Study no contexto do PIBID. Como aporte teórico tomamos a teoria da Orquestração Instrumental (OI) e a Metodologia Lesson Study. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com objetivos descritivos com delineamento de uma pesquisa-ação. Os participantes do estudo foram estudantes do 7º ano de uma escola pública da cidade de Manaus - AM, a coleta de dados foi feita através de observação, filmagens e produções dos estudantes, enquanto a análise se deu à luz da orquestração instrumental. A aplicação de tarefas em sala de aula, com discussões e interações, estimulou a participação dos estudantes, permitindo que compartilhassem suas dúvidas e anseios em relação ao conteúdo de porcentagem. Além disso, a Metodologia Lesson Study levou os professores a refletirem sobre sua prática, contribuindo para sua formação profissional e para aprimoramentos futuros. Através do planejamento colaborativo e da reflexão da prática docente, foi possível identificar e solucionar as dificuldades dos estudantes, adaptando o ensino às suas necessidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Araújo Soares, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Possui especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2023). Atualmente faz parte do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas.

Publicado
26-12-2023
Como Citar
PINHEIRO, J.; SOARES, G. Uma Orquestração Instrumental para o ensino de porcentagem no 7º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais: um relato de experiência no contexto do PIBID. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 319-335, 26 dez. 2023.