Uma Orquestração Instrumental para o ensino de porcentagem no 7º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais: um relato de experiência no contexto do PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13682

Palavras-chave:

Porcentagem, Orquestração Instrumental, Metodologia Lesson Study

Resumo

O propósito deste trabalho foi relatar sobre a realização de uma orquestração instrumental do conteúdo de Porcentagem no Ensino Fundamental- Anos Finais a partir do uso da Metodologia Lesson Study no contexto do PIBID. Como aporte teórico tomamos a teoria da Orquestração Instrumental (OI) e a Metodologia Lesson Study. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com objetivos descritivos com delineamento de uma pesquisa-ação. Os participantes do estudo foram estudantes do 7º ano de uma escola pública da cidade de Manaus - AM, a coleta de dados foi feita através de observação, filmagens e produções dos estudantes, enquanto a análise se deu à luz da orquestração instrumental. A aplicação de tarefas em sala de aula, com discussões e interações, estimulou a participação dos estudantes, permitindo que compartilhassem suas dúvidas e anseios em relação ao conteúdo de porcentagem. Além disso, a Metodologia Lesson Study levou os professores a refletirem sobre sua prática, contribuindo para sua formação profissional e para aprimoramentos futuros. Através do planejamento colaborativo e da reflexão da prática docente, foi possível identificar e solucionar as dificuldades dos estudantes, adaptando o ensino às suas necessidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Araújo Soares, Universidade Federal do Amazonas

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Possui especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2023). Atualmente faz parte do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

26-12-2023

Como Citar

PINHEIRO, Jéssica Melissa de Souza; SOARES, Guilherme Araújo. Uma Orquestração Instrumental para o ensino de porcentagem no 7º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais: um relato de experiência no contexto do PIBID. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 319–335, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13682. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13682. Acesso em: 9 mar. 2025.