Expectativas dos discentes de Ciências Biológicas sobre a Residência Pedagógica durante a pandemia do COVID-19

  • Isadora Nages Veiga Gusmão Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Hederson Aparecido de Almeida Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial, Formação Docente, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Resumo

O programa Residência Pedagógica (RP) tem como objetivo articular a teoria e prática nos cursos de licenciatura e é conduzido com a rede pública de Educação Básica. Devido à pandemia do COVID-19, houve a paralisação de aulas presenciais em diversos âmbitos, que foram habituadas ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). O presente estudo teve como objetivo investigar as expectativas dos discentes de Ciências Biológicas inseridos no RP a respeito de sua participação no programa nesse período, e refletir como a pandemia e a introdução do ERE interferiram na concretização das expectativas e na formação inicial docente. Foram feitas entrevistas remotas com cinco residentes de uma universidade pública. Os dados foram discutidos por meio de Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciam que a interação superficial com os estudantes e as ferramentas tecnológicas precárias foram aspectos que influenciaram as expectativas. Entretanto, o papel dos preceptores no programa foi fundamental para estreitar laços entre a escola e a universidade, facilitando colocar a teoria na prática. As expectativas dos residentes estavam mais ligadas aos saberes experienciais, desconsiderando a importância de saberes curriculares e disciplinares. A regência dos residentes na pandemia serviu de incentivo para o uso de novas ferramentas e metodologias, como observado no ERE.

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Publicado
10-06-2023
Como Citar
VEIGA GUSMÃO, I.; DE ALMEIDA, H. Expectativas dos discentes de Ciências Biológicas sobre a Residência Pedagógica durante a pandemia do COVID-19. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 3, p. 115-132, 10 jun. 2023.