O uso do livro didático de Biologia por professores de escolas públicas de Florianópolis/SC

Autores

  • Larissa Zancan Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Adriana Mohr Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n3.13663

Palavras-chave:

Livros didáticos, Ensino de Biologia, Ensino Médio

Resumo

Nesta pesquisa, buscamos analisar como professores usam Livros Didáticos (LD) de Biologia em suas práticas didático-pedagógicas. Em um primeiro momento, a investigação contou com a colaboração de 43 docentes da rede pública de Florianópolis, os quais responderam a um questionário. Após a análise das respostas fornecidas, selecionamos uma escola para estudo de aprofundamento, e, assim, entrevistas e observações foram realizadas com cinco professores ao longo de um ano letivo. Com esta pesquisa, percebemos que: (a) LD são usados com frequência nas aulas mediante utilização de estratégias didáticas diversas, sendo a identificação e coleta de informações seu principal papel; (b) o texto principal do livro do aluno, textos em destaque (boxes), imagens e as questões ao final dos capítulos são utilizados com frequência; (c) os professores não seguem a progressão sistemática proposta pelos LD; (d) é praticamente inexistente discussões teórico-metodológicas acerca de LD nas atividades formativas realizadas pelos docentes; e (e) formação, características da profissão, características do contexto de trabalho, características do LD e do PNLD são importantes condicionantes para o uso dos LD. Diante dessas constatações, percebemos que os professores não utilizam LD de maneira integral, apropriam-se desse material de diferentes maneiras, transformando-o em função de variados condicionantes situacionais.

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Publicado

10-06-2023

Como Citar

O uso do livro didático de Biologia por professores de escolas públicas de Florianópolis/SC. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 85–102, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n3.13663. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13663. Acesso em: 4 mar. 2025.