A ciência e a pesquisa no olhar de estudantes do oitavo ano do ensino fundamental

  • Greiciane Grubert da Silva
  • Dirlene Melo Santa Maria
  • Rossano André Dal-Farra
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Educação pela Pesquisa, Ensino Fundamental

Resumo

A realização de atividades investigativas na escola contribui decisivamente para que os estudantes desenvolvam uma compreensão mais acurada a respeito das mais variadas temáticas. Com base nessa premissa a presente pesquisa foi realizada com alunos do oitavo ano de uma escola particular de Cachoeirinha/RS durante o ano de 2020, envolvendo a aplicação de questionário pré-atividades, a anotação das observações em diário de campo, atividades de pesquisas realizadas pelos alunos e questionário pós-atividades. O fato de integrar dados quantitativos, analisados com Estatística Inferencial, e qualitativos, examinados com a Análise de Conteúdo, configura o processo investigativo como uma Pesquisa com Métodos Mistos. Durante as atividades foi possível constatar que os alunos possuíam um moderado entendimento prévio em relação à Ciência e à pesquisa escolar, assim como foi observado um aprimoramento na capacidade de realização de pesquisas, com os estudantes ampliando sua compreensão sobre os assuntos estudados, além de perceberem a importância da utilização de fontes confiáveis nas consultas realizadas na internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
09-06-2023
Como Citar
DA SILVA, G.; SANTA MARIA, D.; ANDRÉ DAL-FARRA, R. A ciência e a pesquisa no olhar de estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. Revista Insignare Scientia, v. 6, n. 3, p. 47-70, 9 jun. 2023.