A ciência e a pesquisa no olhar de estudantes do oitavo ano do ensino fundamental

Autores

  • Greiciane Grubert da Silva
  • Dirlene Melo Santa Maria
  • Rossano André Dal-Farra

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n3.13660

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Educação pela Pesquisa, Ensino Fundamental

Resumo

A realização de atividades investigativas na escola contribui decisivamente para que os estudantes desenvolvam uma compreensão mais acurada a respeito das mais variadas temáticas. Com base nessa premissa a presente pesquisa foi realizada com alunos do oitavo ano de uma escola particular de Cachoeirinha/RS durante o ano de 2020, envolvendo a aplicação de questionário pré-atividades, a anotação das observações em diário de campo, atividades de pesquisas realizadas pelos alunos e questionário pós-atividades. O fato de integrar dados quantitativos, analisados com Estatística Inferencial, e qualitativos, examinados com a Análise de Conteúdo, configura o processo investigativo como uma Pesquisa com Métodos Mistos. Durante as atividades foi possível constatar que os alunos possuíam um moderado entendimento prévio em relação à Ciência e à pesquisa escolar, assim como foi observado um aprimoramento na capacidade de realização de pesquisas, com os estudantes ampliando sua compreensão sobre os assuntos estudados, além de perceberem a importância da utilização de fontes confiáveis nas consultas realizadas na internet.

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Publicado

09-06-2023

Como Citar

A ciência e a pesquisa no olhar de estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 47–70, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n3.13660. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13660. Acesso em: 4 mar. 2025.