A ciência e a pesquisa no olhar de estudantes do oitavo ano do ensino fundamental
Resumo
A realização de atividades investigativas na escola contribui decisivamente para que os estudantes desenvolvam uma compreensão mais acurada a respeito das mais variadas temáticas. Com base nessa premissa a presente pesquisa foi realizada com alunos do oitavo ano de uma escola particular de Cachoeirinha/RS durante o ano de 2020, envolvendo a aplicação de questionário pré-atividades, a anotação das observações em diário de campo, atividades de pesquisas realizadas pelos alunos e questionário pós-atividades. O fato de integrar dados quantitativos, analisados com Estatística Inferencial, e qualitativos, examinados com a Análise de Conteúdo, configura o processo investigativo como uma Pesquisa com Métodos Mistos. Durante as atividades foi possível constatar que os alunos possuíam um moderado entendimento prévio em relação à Ciência e à pesquisa escolar, assim como foi observado um aprimoramento na capacidade de realização de pesquisas, com os estudantes ampliando sua compreensão sobre os assuntos estudados, além de perceberem a importância da utilização de fontes confiáveis nas consultas realizadas na internet.