Estágio supervisionado em ensino de Ciências e Biologia: ações integradoras e interdisciplinares
Resumo
Os estágios supervisionados representam uma oportunidade de discussão, aproximação e compreensão da carreira docente e do campo de atuação dos professores, reconhecendo a realidade sociocultural dos espaços educativos, seus constituintes e nuances. Diante desse cenário, este artigo trata-se de relato de experiência descritivo, de abordagem qualitativa, cujo objetivo é explanar sobre o desenvolvimento do Projeto Integrador dos Estágios supervisionados (PIE) de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, ofertado por uma universidade estadual, situada na região dos Sertões de Crateús. O Projeto Integrador dos Estágios (PIE), foi desenvolvido ao longo do semestre letivo 2021.1 (setembro/2021 a janeiro/2022). Ele foi dividido em seis encontros ocorridos via aplicativo de web conferência Google Meet® ou pelo canal oficial do Programa Residência Pedagógica da instituição no Youtube®. Foram abordadas temáticas como: atuais documentos legais da educação brasileira (Base Nacional Comum Curricular – BNCC – e as Diretrizes Curriculares Referencial do Ceará – DCRC); utilização das tecnologias educativas no ensino de Ciências e Biologia; a educação contextualizada; os saberes e os fazeres docente; além da relação entre saúde física e mental em tempos de pandemia. Esse projeto visou, portanto, impactar em uma formação holística, integral e humana deste professor-aprendiz.