Estágio supervisionado em ensino de Ciências e Biologia: ações integradoras e interdisciplinares

Autores

  • Jones Baroni Ferreira de Menezes Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará
  • Adervan Fernandes Sousa Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará
  • Fabrício Bonfim Sudério Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará
  • Jaqueline Rabelo de Lima Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n2.13597

Palavras-chave:

Estágio, Formação de professores, Licenciatura

Resumo

Os estágios supervisionados representam uma oportunidade de discussão, aproximação e compreensão da carreira docente e do campo de atuação dos professores, reconhecendo a realidade sociocultural dos espaços educativos, seus constituintes e nuances. Diante desse cenário, este artigo trata-se de relato de experiência descritivo, de abordagem qualitativa, cujo objetivo é explanar sobre o desenvolvimento do Projeto Integrador dos Estágios supervisionados (PIE) de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, ofertado por uma universidade estadual, situada na região dos Sertões de Crateús. O Projeto Integrador dos Estágios (PIE), foi desenvolvido ao longo do semestre letivo 2021.1 (setembro/2021 a janeiro/2022). Ele foi dividido em seis encontros ocorridos via aplicativo de web conferência Google Meet® ou pelo canal oficial do Programa Residência Pedagógica da instituição no Youtube®. Foram abordadas temáticas como: atuais documentos legais da educação brasileira (Base Nacional Comum Curricular – BNCC – e as Diretrizes Curriculares Referencial do Ceará – DCRC); utilização das tecnologias educativas no ensino de Ciências e Biologia; a educação contextualizada; os saberes e os fazeres docente; além da relação entre saúde física e mental em tempos de pandemia. Esse projeto visou, portanto, impactar em uma formação holística, integral e humana deste professor-aprendiz.

Downloads

Downloads

Publicado

18-05-2023

Como Citar

BARONI FERREIRA DE MENEZES, Jones; FERNANDES SOUSA, Adervan; BONFIM SUDÉRIO, Fabrício; RABELO DE LIMA, Jaqueline. Estágio supervisionado em ensino de Ciências e Biologia: ações integradoras e interdisciplinares. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 2, p. 492–502, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13597. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13597. Acesso em: 9 abr. 2025.