Sequência Didática sobre Energia no Estágio Supervisionado em Ensino de Física: desafios e possibilidades no contexto do novo Ensino Médio

Autores

  • Daniel de Moraes Becker Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Daniele Javarez de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Muryel Pyetro Vidmar Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n2.13596

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Sequência Didática, Energia, Abordagem Temática, Metodologias Ativas

Resumo

O novo Ensino Médio é balizado em documentos normativos vigentes desde o ano de 2018, os quais, a partir de 2022, a totalidade das escolas de educação básica devem considerar, que são a Base Nacional Comum Curricular, no âmbito nacional, e o Referencial Curricular Gaúcho, no contexto específico das escolas do Rio Grande do Sul. De forma coerente com as discussões e perspectivas contidas nos referidos documentos, o presente artigo visa a apresentar uma sequência didática sobre Energia, elaborada no contexto do Estágio Supervisionado em Ensino de Física (ESEF), bem como discutir as possibilidades da mesma para o Ensino de Física/Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Nesta linha, os planejamentos das aulas foram construídos com a abordagem temática, a partir do tema “Energia e Humanidade”; ainda, foram estruturados com base nas metodologias ativas denominadas Três Momentos Pedagógicos e Ensino sob Medida. Considerando os desafios do novo Ensino Médio, atrelados àqueles específicos do ESEF, argumenta-se que esta sequência didática constitui possibilidade concreta de desenvolver objetivos mais amplos, atrelados à concepção de conteúdo que, para além dos conceitos, enfatiza procedimentos e atitudes na formação dos educandos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

18-05-2023

Como Citar

DE MORAES BECKER, Daniel; JAVAREZ DE OLIVEIRA, Daniele; VIDMAR, Muryel Pyetro. Sequência Didática sobre Energia no Estágio Supervisionado em Ensino de Física: desafios e possibilidades no contexto do novo Ensino Médio. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 2, p. 476–491, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13596. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13596. Acesso em: 10 mar. 2025.