Estágio curricular supervisionado: um relato de experiência sobre o ensino do ciclo da matéria orgânica

  • Cassiara Fátima Souza Bez Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Claudia Adriana da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Almir Paulo dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Moises Marques Prsybyciem Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Estágio supervisionado, ensino de ciências, educação do campo, formação de professores, composteira

Resumo

O Ensino das Ciências da Natureza na formação inicial de professores, demanda práticas que proporcionem maior participação, autonomia e emancipação dos estudantes. Assim, este trabalho tem o objetivo de socializar as vivências, no componente curricular Prática Pedagógica no Ensino Fundamental (Estágio I), de uma acadêmica do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Os principais resultados mostram a importância de um ensino por investigação, possibilitando, assim, a problematização e as relações dos conteúdos científicos com a realidade dos alunos sobre ciclo da matéria orgânica (composteiras). Este trabalho pode contribuir para uma formação crítico-reflexiva na formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
18-05-2023
Como Citar
SOUZA BEZ, C.; DA SILVA, C.; DOS SANTOS, A.; MARQUES PRSYBYCIEM, M. Estágio curricular supervisionado: um relato de experiência sobre o ensino do ciclo da matéria orgânica. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 2, p. 413-423, 18 maio 2023.