Estágio curricular supervisionado: um relato de experiência sobre o ensino do ciclo da matéria orgânica

Autores

  • Cassiara Fátima Souza Bez Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Claudia Adriana da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Almir Paulo dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Moises Marques Prsybyciem Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n2.13592

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, ensino de ciências, educação do campo, formação de professores, composteira

Resumo

O Ensino das Ciências da Natureza na formação inicial de professores, demanda práticas que proporcionem maior participação, autonomia e emancipação dos estudantes. Assim, este trabalho tem o objetivo de socializar as vivências, no componente curricular Prática Pedagógica no Ensino Fundamental (Estágio I), de uma acadêmica do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Os principais resultados mostram a importância de um ensino por investigação, possibilitando, assim, a problematização e as relações dos conteúdos científicos com a realidade dos alunos sobre ciclo da matéria orgânica (composteiras). Este trabalho pode contribuir para uma formação crítico-reflexiva na formação de professores.

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Publicado

18-05-2023

Como Citar

SOUZA BEZ, Cassiara Fátima; DA SILVA, Claudia Adriana; DOS SANTOS, Almir Paulo; MARQUES PRSYBYCIEM, Moises. Estágio curricular supervisionado: um relato de experiência sobre o ensino do ciclo da matéria orgânica. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 2, p. 413–423, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13592. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13592. Acesso em: 10 mar. 2025.