Estágio curricular supervisionado: um relato de experiência sobre o ensino do ciclo da matéria orgânica
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n2.13592Palavras-chave:
Estágio supervisionado, ensino de ciências, educação do campo, formação de professores, composteiraResumo
O Ensino das Ciências da Natureza na formação inicial de professores, demanda práticas que proporcionem maior participação, autonomia e emancipação dos estudantes. Assim, este trabalho tem o objetivo de socializar as vivências, no componente curricular Prática Pedagógica no Ensino Fundamental (Estágio I), de uma acadêmica do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Os principais resultados mostram a importância de um ensino por investigação, possibilitando, assim, a problematização e as relações dos conteúdos científicos com a realidade dos alunos sobre ciclo da matéria orgânica (composteiras). Este trabalho pode contribuir para uma formação crítico-reflexiva na formação de professores.