Estágio curricular supervisionado e a importância no processo de formação docente

Autores

  • Andressa Maiara de Almeida Machado Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar
  • Gustavo Marques da Costa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n2.13583

Palavras-chave:

Licenciando, Observação, Regência, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O estágio é essencial para o desenvolvimento dos licenciandos, pois é um processo de aprendizagem indispensável na formação do docente. O objetivo deste estudo foi apresentar um relato do estágio curricular supervisionado e a contribuição no processo de formação do professor. Os Estágios Curriculares Supervisionados I e II foram desenvolvidos em uma escola na região noroeste do estado do RS numa turma de 6º ano. De acordo com as observações realizadas, os alunos que estavam em aulas remotas entregavam as tarefas propostas pela professora da disciplina. Nesse sentido, o papel do professor como mediador do conhecimento é o de incentivar e motivar a aprendizagem de seu aluno, valorizando os saberes e experiências adquiridas até o momento. O período de estágio de observação foi conturbado, com momentos de incertezas e medos, pois aquela troca de energia e experiências que acontece no presencial se perde no ensino remoto. No entanto, os estágios de observação e regência proporcionaram aos futuros docentes uma experiência e uma enorme satisfação de ser professor, mesmo por um curto período. Foi possível vivenciar o dia a dia de uma sala de aula na convivência com os alunos e na troca de energia, algo não encontrado no ensino remoto.

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Publicado

18-05-2023

Como Citar

DE ALMEIDA MACHADO, Andressa Maiara; MARQUES DA COSTA, Gustavo. Estágio curricular supervisionado e a importância no processo de formação docente. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 2, p. 361–379, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13583. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13583. Acesso em: 10 mar. 2025.