O estágio supervisionado em Ciências Naturais - Biologia UFMA no campus de Codó-MA e sua relação com a didática multidimensional e das ciências

Autores

  • Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde Universidade Federal do Maranhão-UFMA
  • Welen Pereira Silva Universidade Federal do Maranhão-UFMA
  • Wanderlene Sales de Oliveira Universidade Federal do Maranhão-UFMA - Campus de Codó/MA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n2.13582

Palavras-chave:

Sala de aula e escola, Interdisciplinaridade, Formação docente, Práticas pedagógicas

Resumo

O estágio é um processo de avaliação, conhecimento e aperfeiçoamento, tanto pessoal quanto profissional. Proporciona um diálogo entre a relação teoria e prática com vistas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas e atividades escolares. O objetivo deste artigo consiste em compreender os limites e possibilidades entre o estágio supervisionado em Ciências Naturais - Biologia e a didática multidimensional, concatenando a sala de aula e a escola em sua complexidade e totalidade. A metodologia da presente pesquisa se baseou em uma abordagem qualitativa crítica, fundamentada no materialismo histórico-dialético. O conjunto de análises revelou por meio da categoria estágio supervisionado e didática multidimensional que a didática técnica ainda está presente no contexto escolar e universitário pesquisado. Além disso, há necessidade de diálogo entre os princípios pedagógicos da Didática e da Didática Específica, objetivando viabilizar o status pedagógico da didática multidimensional, proporcionando uma relação interdisciplinar entre o campo epistemológico da Pedagogia e das Ciências Naturais - Biologia.

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Publicado

18-05-2023

Como Citar

DOS SANTOS REINALDO VERDE, Ana Paula; PEREIRA SILVA, Welen; OLIVEIRA, Wanderlene Sales de. O estágio supervisionado em Ciências Naturais - Biologia UFMA no campus de Codó-MA e sua relação com a didática multidimensional e das ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 2, p. 346–360, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13582. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13582. Acesso em: 10 mar. 2025.