Estágio de observação nas aulas de Química durante o ensino remoto emergencial em Cuiabá/MT

  • Ademar da Costa Amaro Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Sônia Biaggi Alves de Alencar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Palavras-chave: Ensino de Química, Ensino remoto emergencial, Estágio Supervisionado

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar a vivência de um licenciando em Química, a partir
da observação das aulas em uma turma do ensino médio no período de dez semanas. Os
momentos observados, ocorreram exclusivamente durante o ensino remoto emergencial
resultante da adequação escolar à pandemia da COVID-19. Sob a orientação da professora de
Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Química, foram analisados diversos
aspectos referentes à postura do professor regente, dos estudantes, do estagiário e ao
andamento da disciplina de Química em uma escola pública na cidade de Cuiabá/MT. Dessa
forma, notou-se que grande parte da turma não possuía acesso aos recursos digitais e poucos
completavam bem como devolviam as apostilas elaboradas pelo professor regente. Além
disso, a pouca participação nos momentos síncronos se deu por causa das dificuldades
socioeconômicas vivenciadas pelos estudantes e suas famílias, portanto, ensinar e aprender
não dependem exclusivamente da vontade dos atores envolvidos, mas também, da realidade
vivida pela comunidade escolar.

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Publicado
18-05-2023
Como Citar
DA COSTA AMARO JUNIOR, A.; BIAGGI ALVES DE ALENCAR, S. Estágio de observação nas aulas de Química durante o ensino remoto emergencial em Cuiabá/MT. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 2, p. 315-331, 18 maio 2023.