Estágio de observação nas aulas de Química durante o ensino remoto emergencial em Cuiabá/MT

Autores

  • Ademar da Costa Amaro Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Sônia Biaggi Alves de Alencar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n2.13576

Palavras-chave:

Ensino de Química, Ensino remoto emergencial, Estágio Supervisionado

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar a vivência de um licenciando em Química, a partir
da observação das aulas em uma turma do ensino médio no período de dez semanas. Os
momentos observados, ocorreram exclusivamente durante o ensino remoto emergencial
resultante da adequação escolar à pandemia da COVID-19. Sob a orientação da professora de
Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Química, foram analisados diversos
aspectos referentes à postura do professor regente, dos estudantes, do estagiário e ao
andamento da disciplina de Química em uma escola pública na cidade de Cuiabá/MT. Dessa
forma, notou-se que grande parte da turma não possuía acesso aos recursos digitais e poucos
completavam bem como devolviam as apostilas elaboradas pelo professor regente. Além
disso, a pouca participação nos momentos síncronos se deu por causa das dificuldades
socioeconômicas vivenciadas pelos estudantes e suas famílias, portanto, ensinar e aprender
não dependem exclusivamente da vontade dos atores envolvidos, mas também, da realidade
vivida pela comunidade escolar.

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Publicado

18-05-2023

Como Citar

DA COSTA AMARO JUNIOR, Ademar; BIAGGI ALVES DE ALENCAR, Sônia. Estágio de observação nas aulas de Química durante o ensino remoto emergencial em Cuiabá/MT. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 2, p. 315–331, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13576. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13576. Acesso em: 10 mar. 2025.