Estágio de observação nas aulas de Química durante o ensino remoto emergencial em Cuiabá/MT
Resumo
O presente artigo tem por objetivo relatar a vivência de um licenciando em Química, a partir
da observação das aulas em uma turma do ensino médio no período de dez semanas. Os
momentos observados, ocorreram exclusivamente durante o ensino remoto emergencial
resultante da adequação escolar à pandemia da COVID-19. Sob a orientação da professora de
Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Química, foram analisados diversos
aspectos referentes à postura do professor regente, dos estudantes, do estagiário e ao
andamento da disciplina de Química em uma escola pública na cidade de Cuiabá/MT. Dessa
forma, notou-se que grande parte da turma não possuía acesso aos recursos digitais e poucos
completavam bem como devolviam as apostilas elaboradas pelo professor regente. Além
disso, a pouca participação nos momentos síncronos se deu por causa das dificuldades
socioeconômicas vivenciadas pelos estudantes e suas famílias, portanto, ensinar e aprender
não dependem exclusivamente da vontade dos atores envolvidos, mas também, da realidade
vivida pela comunidade escolar.