Construindo aprendizagens por meio de uma sequência didática: uma experiência no ensino de Geometria Molecular

Autores

  • Weslei Oliveira de Jesus
  • Simara Maria Tavares Nunes

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n2.13573

Palavras-chave:

Atividades diferenciadas;, Geometria Molecular;, Formação Continuada.

Resumo

A inserção de atividades diferenciadas no ambiente educacional se constitui em um meio válido e promissor no processo de ensino-aprendizagem, haja vista que tais atividades facilitam a construção do conhecimento e permitem realizar diagnósticos, avaliações, além de viabilizarem a autorreflexão do trabalho desenvolvido pelo professor. O objetivo desse estudo é relatar a experiência didática de elaboração, aplicação e avaliação de uma Sequência Didática com recursos diversificados para se ministrar o conteúdo de Geometria Molecular. Este estudo é uma pesquisa qualitativa e teve como instrumentos para a coleta de dados o diário de campo e a observação participante. O público-alvo foram dezesseis alunos do 1º ano do Ensino Médio de um colégio particular do interior do Estado de Goiás. Os resultados permitiram realizar uma análise reflexiva sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos participantes, pois a junção de uma metodologia diferenciada a recursos didáticos diversos, como atividades lúdicas e um jogo pedagógico, proporcionou um aprendizado dinâmico e interessante, possibilitando que os estudantes estivessem mais envolvidos. Neste processo de construção ativa do conhecimento proporcionado por atividades de pesquisa, atividades em grupo e aplicação de jogo pedagógico, o professor pode se colocar no papel de mediador do conhecimento, orientando as atividades e intervindo quando necessário no processo.

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Publicado

17-05-2023

Como Citar

JESUS, Weslei Oliveira de; NUNES, Simara Maria Tavares. Construindo aprendizagens por meio de uma sequência didática: uma experiência no ensino de Geometria Molecular. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 2, p. 274–297, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13573. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13573. Acesso em: 10 mar. 2025.