Construindo aprendizagens por meio de uma sequência didática: uma experiência no ensino de Geometria Molecular

  • Weslei Oliveira de Jesus
  • Simara Maria Tavares Nunes
Palavras-chave: Atividades diferenciadas;, Geometria Molecular;, Formação Continuada.

Resumo

A inserção de atividades diferenciadas no ambiente educacional se constitui em um meio válido e promissor no processo de ensino-aprendizagem, haja vista que tais atividades facilitam a construção do conhecimento e permitem realizar diagnósticos, avaliações, além de viabilizarem a autorreflexão do trabalho desenvolvido pelo professor. O objetivo desse estudo é relatar a experiência didática de elaboração, aplicação e avaliação de uma Sequência Didática com recursos diversificados para se ministrar o conteúdo de Geometria Molecular. Este estudo é uma pesquisa qualitativa e teve como instrumentos para a coleta de dados o diário de campo e a observação participante. O público-alvo foram dezesseis alunos do 1º ano do Ensino Médio de um colégio particular do interior do Estado de Goiás. Os resultados permitiram realizar uma análise reflexiva sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos participantes, pois a junção de uma metodologia diferenciada a recursos didáticos diversos, como atividades lúdicas e um jogo pedagógico, proporcionou um aprendizado dinâmico e interessante, possibilitando que os estudantes estivessem mais envolvidos. Neste processo de construção ativa do conhecimento proporcionado por atividades de pesquisa, atividades em grupo e aplicação de jogo pedagógico, o professor pode se colocar no papel de mediador do conhecimento, orientando as atividades e intervindo quando necessário no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
17-05-2023
Como Citar
JESUS, W.; NUNES, S. M. Construindo aprendizagens por meio de uma sequência didática: uma experiência no ensino de Geometria Molecular. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 2, p. 274-297, 17 maio 2023.