Reflexões sobre a observação da prática docente nos estágios supervisionados em um curso de Licenciatura em Química

  • Enio de Lorena Stanzani
  • Larissa Caroline da Silva Borges
Palavras-chave: Atividade docente; Interação; Conteúdos; Avaliação.

Resumo

O presente artigo propõe analisar uma etapa específica da formação inicial, os estágios de observação, buscando caracterizar os elementos de ensino, aprendizagem e avaliação apresentados pelos licenciandos ao longo do desenvolvimento das atividades propostas e evidenciar a compreensão e as dificuldades dos futuros professores ao buscarem resolver os problemas propostos. Com essa finalidade, foram analisados os relatórios de estágio de observação de 11 licenciandos em Química. Como resultado, evidenciamos que, ao articular os elementos de observação, focados nas interações entre professores e alunos e na maneira como os professores organizam os processos de ensino e aprendizagem e a avaliação, os licenciandos passam a refletir sobre aspectos importantes da prática docente, evidenciando as problemáticas e potencialidades relacionadas aos modelos de ensino adotados pelos professores e, nesse contexto, reforçamos a importância dos estágios na formação, desde que sejam pensados como espaços coletivos de reflexão sobre os desafios da docência e sobre o papel social da escola e dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
17-05-2023
Como Citar
STANZANI, E.; BORGES, L. C. Reflexões sobre a observação da prática docente nos estágios supervisionados em um curso de Licenciatura em Química. Revista Insignare Scientia, v. 6, n. 2, p. 154-175, 17 maio 2023.