[CheMaestry]: um aplicativo Android de suporte aos estudantes do ensino médio com foco em eletroquímica
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13516Palavras-chave:
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Eletroquímica, Software de EnsinoResumo
Considerando as dificuldades associadas ao ensino de eletroquímica e a adoção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos mais diversos setores da sociedade, este artigo é fruto de uma pesquisa que, teve como objetivo desenvolver um aplicativo Android de suporte para estudantes do Ensino Médio, com foco em eletroquímica. Para tanto, foi adotada a linguagem JavaScript, além do framework React-Native, que são ferramentas amplamente difundidas no universo mobile, multiplataforma e desenhada para a construção de telas interativas. O aplicativo construído, [CheMaestry], conta com dois modelos de questão organizados em cinco listas de exercícios, totalizando 31 questões permeando os conceitos de NOx, eletronegatividade, agente oxidante e redutor, comparação entre processos galvânicos e eletrolíticos e introdução ao balanceamento pelo método redox, configurando assim, uma ferramenta significativa na fixação destes conceitos.