Intervenção Cognitiva Computadorizada: potencialização das habilidades aritméticas para resolução de algoritmos e de problemas de uma estudante com Discalculia do Desenvolvimento

  • Isabel Cristina Machado de Lara
  • Lanúzia Almeida Brum Avila
Palavras-chave: Discalculia do Desenvolvimento;, Avaliação;, Intervenção Computadorizada;, Resolução de problemas.

Resumo

Este estudo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudos sobre Discalculia do Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul que aborda as contribuições de uma intervenção cognitiva computadorizada. Tem como objetivo analisar a potencialização das habilidades matemáticas e as estratégias utilizadas por uma estudante com DD envolvidas na resolução de algoritmos e de problemas de adição e subtração. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo prospectivo de delineamento experimental de caso único. Para realização da avaliação psicopedagógica, foram utilizados o Subteste de Aritmética – versão 1º ao 5º ano e um Teste piloto com resolução de problemas. Para o processo de intervenção, utilizou-se o software Calcularis®. A análise do desempenho da estudante evidencia que a intervenção contribuiu para diminuir o tempo de resposta, aumentar a atenção e a fluência do cálculo e melhorar significativamente seu desempenho na resolução de problemas de adição e subtração. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
04-05-2023
Como Citar
MACHADO DE LARA, I.; ALMEIDA BRUM AVILA, L. Intervenção Cognitiva Computadorizada: potencialização das habilidades aritméticas para resolução de algoritmos e de problemas de uma estudante com Discalculia do Desenvolvimento. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 1, p. 366-383, 4 maio 2023.