O ensino de Astronomia por meio da metodologia de aprendizagem cooperativa Jigsaw: uma possibilidade de enculturação científica no ensino de Física
Resumo
O presente trabalho investiga as possibilidades do uso da Astronomia como instrumento de contextualização do Ensino de Física por meio das Metodologias de Aprendizagem Cooperativa – AC, considerando a seguinte pergunta central: quais as potencialidades e limitações da inclusão da Astronomia por meio das metodologias de Aprendizagem Cooperativa na Educação Formal? A pesquisa trata de um estado da arte que envolveu a análise de trabalhos acadêmicos (resumos, artigos, teses e dissertações) na área do Ensino de Física no Brasil e documentos oficiais que regem os currículos. Os procedimentos metodológicos utilizados uniram a pesquisa à proposta de ações práticas em sala de aula, as quais influenciaram nos resultados da pesquisa. Diante da análise do grau de relevância dos trabalhos acadêmicos na área de Ensino de Física envolvendo as Metodologias de Aprendizagem Cooperativa, comparando com as recomendações da Base Nacional Comem Curricular – BNCC, o Documento Curricular Referencial do Ceará – DCRC e a visão dos pesquisadores brasileiros, concluiu-se que o uso das metodologias AC gera um efeito satisfatório, melhorando a compreensão cognitiva e habilidades socioemocionais dos estudantes.
Downloads
Copyright (c) 2023 Nairys Costa de Freitas, Petrus Emmanuel Ferreira Vieira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.