O ensino de Astronomia por meio da metodologia de aprendizagem cooperativa Jigsaw: uma possibilidade de enculturação científica no ensino de Física

Palavras-chave: Ensino de Física, Ensino de Astronomia, Aprendizagem Cooperativa

Resumo

O presente trabalho investiga as possibilidades do uso da Astronomia como instrumento de contextualização do Ensino de Física por meio das Metodologias de Aprendizagem Cooperativa – AC, considerando a seguinte pergunta central: quais as potencialidades e limitações da inclusão da Astronomia por meio das metodologias de Aprendizagem Cooperativa na Educação Formal? A pesquisa trata de um estado da arte que envolveu a análise de trabalhos acadêmicos (resumos, artigos, teses e dissertações) na área do Ensino de Física no Brasil e documentos oficiais que regem os currículos. Os procedimentos metodológicos utilizados uniram a pesquisa à proposta de ações práticas em sala de aula, as quais influenciaram nos resultados da pesquisa. Diante da análise do grau de relevância dos trabalhos acadêmicos na área de Ensino de Física envolvendo as Metodologias de Aprendizagem Cooperativa, comparando com as recomendações da Base Nacional Comem Curricular – BNCC, o Documento Curricular Referencial do Ceará – DCRC e a visão dos pesquisadores brasileiros, concluiu-se que o uso das metodologias AC gera um efeito satisfatório, melhorando a compreensão cognitiva e habilidades socioemocionais dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nairys Costa de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza.  Especialista em Teoria, Metodologia e Práticas de Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Tabuleiro do Norte. Especialista em ensino de Ciências pela Universidade Internacional da Lusofonia Brasileira - UNILAB. Licenciada em Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC . 

Petrus Emmanuel Ferreira Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciado em Física - Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). Especialista em Ensino de Física - Universidade Cândido Mendes. Mestre em Ensino de Física - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Cedro. Doutorando em Astrofísica - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Publicado
25-12-2023
Como Citar
DE FREITAS, N.; VIEIRA, P. E. O ensino de Astronomia por meio da metodologia de aprendizagem cooperativa Jigsaw: uma possibilidade de enculturação científica no ensino de Física. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 102-124, 25 dez. 2023.