O ensino de Astronomia por meio da metodologia de aprendizagem cooperativa Jigsaw: uma possibilidade de enculturação científica no ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13396

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ensino de Astronomia, Aprendizagem Cooperativa

Resumo

O presente trabalho investiga as possibilidades do uso da Astronomia como instrumento de contextualização do Ensino de Física por meio das Metodologias de Aprendizagem Cooperativa – AC, considerando a seguinte pergunta central: quais as potencialidades e limitações da inclusão da Astronomia por meio das metodologias de Aprendizagem Cooperativa na Educação Formal? A pesquisa trata de um estado da arte que envolveu a análise de trabalhos acadêmicos (resumos, artigos, teses e dissertações) na área do Ensino de Física no Brasil e documentos oficiais que regem os currículos. Os procedimentos metodológicos utilizados uniram a pesquisa à proposta de ações práticas em sala de aula, as quais influenciaram nos resultados da pesquisa. Diante da análise do grau de relevância dos trabalhos acadêmicos na área de Ensino de Física envolvendo as Metodologias de Aprendizagem Cooperativa, comparando com as recomendações da Base Nacional Comem Curricular – BNCC, o Documento Curricular Referencial do Ceará – DCRC e a visão dos pesquisadores brasileiros, concluiu-se que o uso das metodologias AC gera um efeito satisfatório, melhorando a compreensão cognitiva e habilidades socioemocionais dos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nairys Costa de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza.  Especialista em Teoria, Metodologia e Práticas de Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Tabuleiro do Norte. Especialista em ensino de Ciências pela Universidade Internacional da Lusofonia Brasileira - UNILAB. Licenciada em Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC . 

  • Petrus Emmanuel Ferreira Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Licenciado em Física - Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). Especialista em Ensino de Física - Universidade Cândido Mendes. Mestre em Ensino de Física - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Cedro. Doutorando em Astrofísica - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

25-12-2023

Como Citar

DE FREITAS, Nairys Costa; VIEIRA, Petrus Emmanuel Ferreira. O ensino de Astronomia por meio da metodologia de aprendizagem cooperativa Jigsaw: uma possibilidade de enculturação científica no ensino de Física. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 102–124, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13396. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13396. Acesso em: 9 mar. 2025.