Ciência Cidadã em Sala de Aula: uma Proposta de Sequência Didática sobre Arboviroses e seus desafios de Percepção Pública

Palavras-chave: Engajamento Científico, Ciência Aberta, Ensino de Ciências

Resumo

Este trabalho nasceu com o objetivo de oferecer aos professores do ensino fundamental II, sexto e sétimo ano, uma forma de abordar os conteúdos relacionados às arboviroses, neste caso a dengue, buscando desenvolver habilidades que partam dos fenômenos ocorridos no ambiente próprio da escola, e posteriormente, da comunidade no entorno. A Sequência Didática apresentada no decorrer desta unidade está atrelada aos fundamentos da didática de educação em ciências, mas além disso, utiliza duas bases teóricas para defender a significância deste instrumento. Entre estas bases estão as premissas de Antoni Zabala e sua construção linear e fundamentada para formulação de uma SD, e também, as interferências da ciência-cidadã na investigação potencial dos casos de dengue ocorridos em determinadas regiões brasileiras. O trabalho a seguir apresenta tais referenciais teóricos com o objetivo de divulgar uma estratégia pedagógica que pode colaborar com a participação ativa dos estudantes e professores, em ações que possibilitem a percepção e o engajamento público na formulação de dados e verificação de resultados científicos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
28-12-2023
Como Citar
MENDES, M.; REIS, R.; JOUCOSKI, E. Ciência Cidadã em Sala de Aula: uma Proposta de Sequência Didática sobre Arboviroses e seus desafios de Percepção Pública. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 868-881, 28 dez. 2023.
Seção
Propostas Didáticas