Estágio obrigatório em tempos de Pandemia: Percepções de uma Estagiária

  • Milenna Queiroz Tobias
  • Fernanda Zandonadi Ramos UFMS
Palavras-chave: ensino remoto, ensino e aprendizagem, formação docente, tecnologia da informação e comunicação

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar as dificuldades e contribuições dos Estágios Obrigatórios na formação inicial docente em tempos de pandemia – COVID 19, em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, de uma Universidade Pública do Estado do Mato Grosso do Sul. Isso, a partir das percepções registradas por uma das autoras deste estudo nos relatórios finais de três disciplinas de estágio, realizadas em três semestres consecutivos, em que as atividades foram desenvolvidas na modalidade de Ensino Remoto. Os dados obtidos foram avaliados mediante análise textual discursiva e apresentados nos seguintes eixos: (1) dificuldades de ensino e aprendizagem; (2) superação das limitações vivenciadas; (3) contribuições das atividades dos estágios para formação inicial docente. Os resultados demonstraram que, apesar das dificuldades iniciais para adaptação ao Ensino Remoto, as atividades desenvolvidas no período da pandemia possibilitaram contribuições significativas para formação inicial docente, pelas experiências vivenciadas que demandaram ressignificação de metodologias de ensino e, também, aprendizagens sobre as ferramentas digitais e os recursos que elas oferecem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
04-05-2023
Como Citar
QUEIROZ TOBIAS, M.; ZANDONADI RAMOS, F. Estágio obrigatório em tempos de Pandemia: Percepções de uma Estagiária. Revista Insignare Scientia, v. 6, n. 1, p. 260-281, 4 maio 2023.