A experimentação da física nos anos finais do ensino fundamental em uma escola no município de Andorinha/BA

  • Gisely Bezerra Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Jaderson de Araujo Barros Barbosa Universidade Federal do Vale do São Francisco https://orcid.org/0000-0002-9798-213X
Palavras-chave: Educação Científica, Experiências, Prática

Resumo

O presente relato visa apresentar a realização de uma atividade experimental em um ambiente escolar. Assim, tem por objetivo destacar a relevância da utilização de novas vivências nas aulas de Ciências e Física elencando a importância deste recurso para o desenvolvimento prático e científico dos educandos. Considerando a acuidade da Física em nossas vidas e também reconhecendo o grande valor do uso de atividades nesta disciplina, o presente trabalho foi desenvolvido com alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola Primeira Infância, turma única, em sala de aula com experimentos, almejando obter um resultado que corrobora com a ideia da necessidade satisfatória da implantação desse modelo. As atividades foram selecionadas com base na facilidade de obtenção dos materiais, devido à falta de recursos nas escolas; e na capacidade de interligar os objetivos pedagógicos da teoria com a prática. Os resultados alcançados foram satisfatórios, atendendo a todos os objetivos esperados. Por fim, entendemos que a experimentação, no ensino de Física, possui uma grande importância metodológica e funciona como instrumento motivador para os alunos no processo de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
28-12-2023
Como Citar
LIMA, G.; BARBOSA, J. A experimentação da física nos anos finais do ensino fundamental em uma escola no município de Andorinha/BA. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 723-737, 28 dez. 2023.
Seção
Relatos de Experiências