Proposta de ensino de conceitos da Termoquímica por meio de histórias em quadrinhos

Autores

  • Carlos Augusto Luz
  • Suzana Lucy Nixdorf
  • André Luis Trevisan UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n4.13374

Palavras-chave:

Ensino de Química, Histórias em Quadrinhos., Termoquímica.

Resumo

Este material didático é elaborado com base nos estudos e em uma experiência em situação real de sala de aula, com o uso de histórias em quadrinhos (HQs) em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. Inicialmente, trazemos alguma discussão a respeito das HQs e possibilidades para sua utilização na disciplina de Química a partir dos resultados discutidos na literatura. A partir das HQs produzidas pelos próprios estudantes com base na retomada de conteúdos essenciais do ano anterior (reação de combustão, poder calorífico dos combustíveis, mudanças de estados físicos, fenômenos químicos e físicos e reações químicas endotérmicas e exotérmicas), compilando apontamentos e direcionamentos ao professor sobre como abordar conteúdos de Termoquímica a partir desse material. Destacamos que, a partir delas, podem ser evidenciadas concepções alternativas que o professor pode explorar, tornando o trabalho com as HQs um meio para que haja uma melhor compreensão dos conceitos científicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

11-07-2023

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

LUZ, Carlos Augusto; NIXDORF, Suzana Lucy; TREVISAN, André Luis. Proposta de ensino de conceitos da Termoquímica por meio de histórias em quadrinhos. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 4, p. 176–191, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n4.13374. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13374. Acesso em: 9 mar. 2025.