Utilização de jogo didático no estágio supervisionado como estratégia para o ensino de ciências: um relato de experiência

Autores

  • Liandra Ramos Silveira Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana
  • Fabiane Ferreira da Silva UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n4.13370

Palavras-chave:

ensino de ciências, jogos didáticos, estágio supervisionado

Resumo

Na atualidade, torna-se cada vez mais difícil mobilizar o interesse dos/as estudantes, portanto a busca por metodologias que tornem as aulas mais atrativas é um dos desafios da docência. Uma alternativa interessante são os jogos didáticos, pois o seu aspecto lúdico pode interessar aos/às alunos/as. Assim, o presente relato de experiência visa analisar a implementação do jogo de tabuleiro denominado “Trilha da Energia Térmica” como recurso didático para promover a revisão dos conteúdos. Para tanto, a coleta dos dados deu-se por meio da observação e registro no diário de estágio. Como resultado, o jogo caracterizou-se como uma ferramenta didática versátil, podendo ser utilizado na revisão de conteúdos, servindo também como instrumento de avaliação das dificuldades de aprendizagem dos/as estudantes. Por fim, as análises realizadas no presente estudo evidenciam que o jogo é um recurso potente para o ensino-aprendizagem da temática energia térmica.

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Biografia do Autor

  • Liandra Ramos Silveira, Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana

    Acadêmica do curso de Ciências da Natureza - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana. Bolsista do Programa Residência Pedagógica da CAPES.

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Publicado

10-07-2023

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

SILVEIRA, Liandra Ramos; FERREIRA DA SILVA, Fabiane. Utilização de jogo didático no estágio supervisionado como estratégia para o ensino de ciências: um relato de experiência. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 4, p. 142–155, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n4.13370. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13370. Acesso em: 9 mar. 2025.