Utilização de jogo didático no estágio supervisionado como estratégia para o ensino de ciências: um relato de experiência

  • Liandra Ramos Silveira Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana
  • Fabiane Ferreira da Silva UNIPAMPA
Palavras-chave: ensino de ciências, jogos didáticos, estágio supervisionado

Resumo

Na atualidade, torna-se cada vez mais difícil mobilizar o interesse dos/as estudantes, portanto a busca por metodologias que tornem as aulas mais atrativas é um dos desafios da docência. Uma alternativa interessante são os jogos didáticos, pois o seu aspecto lúdico pode interessar aos/às alunos/as. Assim, o presente relato de experiência visa analisar a implementação do jogo de tabuleiro denominado “Trilha da Energia Térmica” como recurso didático para promover a revisão dos conteúdos. Para tanto, a coleta dos dados deu-se por meio da observação e registro no diário de estágio. Como resultado, o jogo caracterizou-se como uma ferramenta didática versátil, podendo ser utilizado na revisão de conteúdos, servindo também como instrumento de avaliação das dificuldades de aprendizagem dos/as estudantes. Por fim, as análises realizadas no presente estudo evidenciam que o jogo é um recurso potente para o ensino-aprendizagem da temática energia térmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liandra Ramos Silveira, Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana

Acadêmica do curso de Ciências da Natureza - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana. Bolsista do Programa Residência Pedagógica da CAPES.

Publicado
10-07-2023
Como Citar
SILVEIRA, L.; FERREIRA DA SILVA, F. Utilização de jogo didático no estágio supervisionado como estratégia para o ensino de ciências: um relato de experiência. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 4, p. 142-155, 10 jul. 2023.
Seção
Relatos de Experiências