Um Estudo de Caso envolvendo um projeto tematizado no Planeta Terra nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Palavras-chave: Ações docentes, Projeto Educacional, Planeta Terra, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo objetivou analisar as ações docentes frente a um projeto educativo desenvolvido simultaneamente com o planejamento da disciplina de Ciências em uma sala do 5º ano do Ensino Fundamental. Tardif (2002) e Fiorentini (2005) destacam a necessária valorização do repertório docente e Gauthier (1998) aponta a gestão da matéria e a gestão da classe como fundamentos para as ações docentes. O referencial metodológico foi o estudo de caso, viabilizado por meio da técnica de entrevista semiestruturada e do mapeamento cognitivo. Das ações docentes afloraram quatro categorias: a gestão de sala de aula, a mobilização de recursos didáticos, a formação docente em Ciências e o desenvolvimento do projeto. Observamos que estes fatores foram centrais para situar as ações docentes em uma perspectiva educativa que favoreceu o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
05-06-2024
Como Citar
POMMER, W.; POMMER, C. Um Estudo de Caso envolvendo um projeto tematizado no Planeta Terra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 1, p. 198-219, 5 jun. 2024.