Um Estudo de Caso envolvendo um projeto tematizado no Planeta Terra nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13360

Palavras-chave:

Ações docentes, Projeto Educacional, Planeta Terra, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo objetivou analisar as ações docentes frente a um projeto educativo desenvolvido simultaneamente com o planejamento da disciplina de Ciências em uma sala do 5º ano do Ensino Fundamental. Tardif (2002) e Fiorentini (2005) destacam a necessária valorização do repertório docente e Gauthier (1998) aponta a gestão da matéria e a gestão da classe como fundamentos para as ações docentes. O referencial metodológico foi o estudo de caso, viabilizado por meio da técnica de entrevista semiestruturada e do mapeamento cognitivo. Das ações docentes afloraram quatro categorias: a gestão de sala de aula, a mobilização de recursos didáticos, a formação docente em Ciências e o desenvolvimento do projeto. Observamos que estes fatores foram centrais para situar as ações docentes em uma perspectiva educativa que favoreceu o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Publicado

05-06-2024

Como Citar

POMMER, Wagner Marcelo; POMMER, Clarice Peres Carvalho Retroz. Um Estudo de Caso envolvendo um projeto tematizado no Planeta Terra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 198–219, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13360. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13360. Acesso em: 12 mar. 2025.