Estudo das potencialidades do uso de objetos virtuais de aprendizagem no ensino da trigonometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13333

Palavras-chave:

Imaginação pedagógica, GeoGebra, OVA, Trigonometria

Resumo

Neste trabalho é apresentado um exercício de imaginação pedagógica, na perspectiva apresentada por Skovsmose, com a finalidade de investigar as potencialidades e possíveis contribuições de objetos virtuais de aprendizagem – OVA desenvolvidos com o software GeoGebra no estudo de conceitos relacionados à trigonometria. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma atividade proposta no componente curricular de Metodologia de Ensino em um curso de Licenciatura em Matemática. Foi proposta e apresentada uma sequência didática a partir do desenvolvimento dos OVA, visando a aprendizagem dos conceitos relativos ao objeto de estudo. A partir das discussões e do feedback da turma, foram realizados alguns ajustes nos OVA e desenvolvido o estudo de possibilidades. Foram identificadas evidências de que o uso dos OVA podem auxiliar no processo de aprendizagem e na compreensão de conceitos e propriedades da trigonometria por parte dos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

26-12-2023

Como Citar

PETRY, Vitor José; MOHR, Larissa Cassol; MORETTO, Augusto Morlin. Estudo das potencialidades do uso de objetos virtuais de aprendizagem no ensino da trigonometria. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 413–432, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13333. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13333. Acesso em: 9 mar. 2025.