Estudo das potencialidades do uso de objetos virtuais de aprendizagem no ensino da trigonometria

Palavras-chave: Imaginação pedagógica, GeoGebra, OVA, Trigonometria

Resumo

Neste trabalho é apresentado um exercício de imaginação pedagógica, na perspectiva apresentada por Skovsmose, com a finalidade de investigar as potencialidades e possíveis contribuições de objetos virtuais de aprendizagem – OVA desenvolvidos com o software GeoGebra no estudo de conceitos relacionados à trigonometria. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma atividade proposta no componente curricular de Metodologia de Ensino em um curso de Licenciatura em Matemática. Foi proposta e apresentada uma sequência didática a partir do desenvolvimento dos OVA, visando a aprendizagem dos conceitos relativos ao objeto de estudo. A partir das discussões e do feedback da turma, foram realizados alguns ajustes nos OVA e desenvolvido o estudo de possibilidades. Foram identificadas evidências de que o uso dos OVA podem auxiliar no processo de aprendizagem e na compreensão de conceitos e propriedades da trigonometria por parte dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
26-12-2023
Como Citar
PETRY, V.; MOHR, L.; MORETTO, A. Estudo das potencialidades do uso de objetos virtuais de aprendizagem no ensino da trigonometria. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 413-432, 26 dez. 2023.