Aulas virtuais em tempos de pandemia: estratégias e dinâmicas para possíveis sucessos do ensino e aprendizagem

  • Tassiana Truccollo Schmitt Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • João Bernardes da Rocha Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
Palavras-chave: Ensino virtual, Ensino a distância, Ensino de Matemática, Mediação online

Resumo

Com o avanço da pandemia por SARS-CoV-2 - o vírus que causa a COVID-19-2, as unidades de educação tiveram de adaptar seus métodos de ensino para o sistema online. Esta característica trouxe novas estratégias de realização do trabalho por parte dos professores de matemática. O que levanta as seguintes perguntas presentes neste estudo: quais características, dinâmicas e escolhas devem ter uma mediação adequada nas aulas online de matemática com vistas ao sucesso das aulas e à aprendizagem com significado
para os estudantes? O objetivo nesta pesquisa foi compreender as maneiras de ensino adotadas pelos professores em sala de aula virtual visando à promoção de estímulos para a aprendizagem dos estudantes e o acolhimento necessário para enfrentar o ensino virtual e a distância. Identificou-se a necessidade da interação entre professor e aluno na sala de aula virtual permitindo estímulos e protagonismo por meio de estudos criativos ancorados em ferramentas tecnológicas e aprendizagem afetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-12-2022
Como Citar
SCHMITT, T.; FILHO, J. Aulas virtuais em tempos de pandemia: estratégias e dinâmicas para possíveis sucessos do ensino e aprendizagem. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 5, p. 386-400, 22 dez. 2022.