Aulas virtuais em tempos de pandemia: estratégias e dinâmicas para possíveis sucessos do ensino e aprendizagem

Autores

  • Tassiana Truccollo Schmitt Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • João Bernardes da Rocha Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n5.13295

Palavras-chave:

Ensino virtual, Ensino a distância, Ensino de Matemática, Mediação online

Resumo

Com o avanço da pandemia por SARS-CoV-2 - o vírus que causa a COVID-19-2, as unidades de educação tiveram de adaptar seus métodos de ensino para o sistema online. Esta característica trouxe novas estratégias de realização do trabalho por parte dos professores de matemática. O que levanta as seguintes perguntas presentes neste estudo: quais características, dinâmicas e escolhas devem ter uma mediação adequada nas aulas online de matemática com vistas ao sucesso das aulas e à aprendizagem com significado
para os estudantes? O objetivo nesta pesquisa foi compreender as maneiras de ensino adotadas pelos professores em sala de aula virtual visando à promoção de estímulos para a aprendizagem dos estudantes e o acolhimento necessário para enfrentar o ensino virtual e a distância. Identificou-se a necessidade da interação entre professor e aluno na sala de aula virtual permitindo estímulos e protagonismo por meio de estudos criativos ancorados em ferramentas tecnológicas e aprendizagem afetiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

Aulas virtuais em tempos de pandemia: estratégias e dinâmicas para possíveis sucessos do ensino e aprendizagem. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 386–400, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n5.13295. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13295. Acesso em: 1 mar. 2025.