Caracterizando tarefas matemáticas de natureza exploratória

  • Eduardo Pereira de Oliveira Rossa Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR.
  • Everton José Goldoni Estevam Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR.
Palavras-chave: Ensino Exploratório de Matemática, Planejamento, Educação Matemática

Resumo

Considerando o papel central que as tarefas desempenham em práticas de Ensino Exploratório de Matemática, neste trabalho são apresentados os resultados de um estudo bibliográfico realizado, com o objetivo de discutir e sintetizar características de tarefas de natureza exploratória que podem contribuir para práticas nesta perspectiva. Os elementos identificados são circunstanciados no processo de revisão e, nas conclusões, sintetizados em um quadro, devidamente articulados a descritores e atividades exploratórias, que lhes conferem potencial para orientar ações de elaboração, adaptação ou seleção de tarefas de natureza exploratória para práticas de Ensino Exploratório de Matemática. Dessa forma, conclui-se que os resultados sistematizam elementos que tanto podem ser considerados por professores e elaboradores de materiais didáticos para a criação e adaptação de tarefas que ofereçam condições adequadas para práticas
exploratórias, quanto pelos professores na orientação de ações e intervenções consoantes com as atividades esperada dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-12-2022
Como Citar
ROSSA, E.; ESTEVAM, E. Caracterizando tarefas matemáticas de natureza exploratória. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 5, p. 286-300, 22 dez. 2022.