Análise Textual Discursiva em narrativas docentes: uma abordagem teórico-prática

Autores

  • Alana Rodrigues Rigão Achterberg Universidade Franciscana - UFN.
  • Greice Scremin Universidade Franciscana - UFN.

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n5.13276

Palavras-chave:

entrevista narrativa, pesquisa científica, metodologia de análise, ensino

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de análise de dados sob o fundamento da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvido em uma pesquisa que versa sobre as contribuições da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para o ensino de ciências e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Seguindo uma abordagem qualitativa, o trabalho estruturou-se a partir da análise de
narrativas docentes produzidas por pedagogas de uma escola pública, coletadas por meio de entrevistas narrativas. Utilizou-se a metodologia de Análise Textual Discursiva para analisar tal fenômeno. Os procedimentos (unitarização, categorização, metatexto) que foram desenvolvidos demonstraram a importância da impregnação do pesquisador com os dados para compreender aquilo que está se mostrando à consciência. A ATD possibilitou captar a essência do fenômeno investigado, além de demonstrar a
importância do envolvimento do pesquisador na coleta e tratamento dos dados. Além disso, se constitui uma metodologia de análise de dados que contribui para estudos na área do ensino de ciências e matemática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

Análise Textual Discursiva em narrativas docentes: uma abordagem teórico-prática. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 60–75, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n5.13276. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13276. Acesso em: 1 mar. 2025.