A Representação Social da tríade ensino-pesquisa-extensão no curso modular de Licenciatura em Matemática: sua elaboração e repercussão

  • Kamilla Ferreira da Silva Universidade do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA.
  • Emerson Batista Gomes Universidade do Estado do Pará – UEPA.
Palavras-chave: Formação de Professores de Matemática, Ensino-Pesquisa-Extensão, Colaboração, Representação Social

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no contexto investigativo de mestrado no campo da Formação de Professores de Matemática e tem por objetivo investigar a Representação Social da tríade ensino-pesquisa-extensão dos estudantes do curso modular de Licenciatura em Matemática da UEPA e a repercussão dessa representação na formação inicial desses estudantes. Trata-se de uma pesquisa
desenvolvida sob abordagem qualitativa, dispondo de uma intervenção investigativa nos moldes da pesquisa-ação colaborativa desenvolvida com a colaboração de oito estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UEPA – Campus VII, em parceria com Grupo Colaborativo de Educação Matemática e Educação Afro-Brasileira - GCEM/EAB da UEPA - Campus X, em uma interface entre a Universidade e Escola.
A questão norteadora que levou a especificação dessa pesquisa foi: Em que termos as vivências e experiências da formação inicial do futuro professor de matemática repercutem em suas representações sociais sobre a tríade ensino-pesquisa-extensão?” Os resultados revelam que o contexto social dos estudantes mobilizou elementos para a constituição de uma representação social da tríade ensino-pesquisa-extensão marcada pela primazia da função de Ensino, mas as vivências e experiências dos estudantes no
grupo colaborativo possibilitou-os uma nova representação sobre a formação do professor de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
21-12-2022
Como Citar
SILVA, K.; GOMES, E. A Representação Social da tríade ensino-pesquisa-extensão no curso modular de Licenciatura em Matemática: sua elaboração e repercussão. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 5, p. 271-285, 21 dez. 2022.