A Representação Social da tríade ensino-pesquisa-extensão no curso modular de Licenciatura em Matemática: sua elaboração e repercussão
Resumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no contexto investigativo de mestrado no campo da Formação de Professores de Matemática e tem por objetivo investigar a Representação Social da tríade ensino-pesquisa-extensão dos estudantes do curso modular de Licenciatura em Matemática da UEPA e a repercussão dessa representação na formação inicial desses estudantes. Trata-se de uma pesquisa
desenvolvida sob abordagem qualitativa, dispondo de uma intervenção investigativa nos moldes da pesquisa-ação colaborativa desenvolvida com a colaboração de oito estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UEPA – Campus VII, em parceria com Grupo Colaborativo de Educação Matemática e Educação Afro-Brasileira - GCEM/EAB da UEPA - Campus X, em uma interface entre a Universidade e Escola.
A questão norteadora que levou a especificação dessa pesquisa foi: Em que termos as vivências e experiências da formação inicial do futuro professor de matemática repercutem em suas representações sociais sobre a tríade ensino-pesquisa-extensão?” Os resultados revelam que o contexto social dos estudantes mobilizou elementos para a constituição de uma representação social da tríade ensino-pesquisa-extensão marcada pela primazia da função de Ensino, mas as vivências e experiências dos estudantes no
grupo colaborativo possibilitou-os uma nova representação sobre a formação do professor de matemática.