Projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em matemática como fonte de dados: um panorama nacional da oferta de disciplinas sobre tecnologias digitais
Resumo
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de doutoramento que procurou compreender em quais condições são distribuídas as disciplinas sobre Tecnologias Digitais (TD) nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) das licenciaturas em matemática no Brasil. Para alcançar esse objetivo, foi realizada incialmente uma busca com filtragem definida nos sistemas cadastrais do portal e-MEC e como resultando desse procedimento foi obtido acesso à diversas planilhas de dados. Após a leitura e seleção desse material primário, foi possível encontrar os documentos dos PPC que estavam disponíveis nos portais oficiais das instituições educacionais que foram relevantes para a pesquisa. Com a organização dos dados obtidos, foi possível elaborar uma análise sobre as disciplinas que compõem os currículos dos PPC em seus aspectos
gerais e de uma forma particular, por meio de tabelas e gráficos, entender a organização das disciplinas sobre tecnologias digitais em relação a suas cargas horárias e modalidades dentro dos cursos de licenciatura em Matemática. Dessa forma, aproximou-se de uma compreensão que os cursos atuais buscam avizinhar os futuros professores das TD, porém de forma discreta e tangencial.