Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental sobre o Parque Natural Municipal dos Morros (Santa Maria, RS, Brasil)

Autores

  • Edna Mara da Silva Borgias Universidade Franciscana
  • Marina Deon Ferrarese Prefeitura de Santa Maria
  • Thaís Scotti do Canto-Dorow Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13209

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Unidades de Conservação

Resumo

Este estudo é dedicado às Unidades de Conservação de Proteção Integral, aqui, especificamente, à categoria Parque Natural Municipal, chamada “Parque Natural Municipal dos Morros” (PNMM), situado em Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil).  O Parque está localizado em uma zona de transição geomorfológica e fitoecológica, entre os biomas Mata Atlântica e Pampa, com flora e fauna características e dotado de uma privilegiada beleza cênica. O objetivo deste estudo foi o de investigar a percepção ambiental de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Hylda Vasconcellos sobre o PNMM, tendo em vista a elaboração de ações para motivar o conhecimento sobre o espaço, fomentar o pertencimento e a sua conservação, considerando que a escola está situada na zona de amortecimento do Parque. A coleta de dados foi realizada por meio de desenhos, com o uso da dinâmica chamada “Tela de Pintura”. Quanto à percepção dos estudantes, apesar de morarem no entorno do PNMM, a maioria não conhecia a Unidade de Conservação ou tinha uma visão parcial a seu respeito. Com o desenvolvimento das ações de Educação Ambiental, os estudantes terão a oportunidade de conhecer o PNMM - história, biodiversidade, pressões ambientais, e serão convidados a se tornar “Guardiães do PNMM”.

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Publicado

25-12-2023

Como Citar

BORGIAS, Edna Mara da Silva; FERRARESE, Marina Deon; DO CANTO-DOROW, Thaís Scotti. Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental sobre o Parque Natural Municipal dos Morros (Santa Maria, RS, Brasil). Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 1–21, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13209. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13209. Acesso em: 9 mar. 2025.