Conhecimento prévio como elemento mobilizador dos letramentos críticos no ensino de física
Resumo
Este trabalho parte do pressuposto de que o conhecimento prévio dos estudantes, por possuir elementos construídos e adquiridos no/a partir do meio em que este vive, tem potencial para auxiliar entendimentos de conteúdos científicos e mobilizar práticas de letramentos críticos. Os letramentos críticos são práticas sociais que religam e interligam diferentes campos epistemológicos e se afirmam na intenção de despertar nos sujeitos o desejo de questionar e se impor ativamente nos contextos sociais. Com intuito de analisar as práticas de letramentos críticos no ensino de Física, com o uso de conhecimentos prévios como elemento mobilizador dessas práticas, foi realizada uma aula de Física sobre Velocidade Escalar Média, que baseou-se nas hipóteses e diálogos estabelecidos pelos questionamentos da professora. Como resultados, expõe-se a potencialidade dos conhecimentos prévios como elemento mobilizador dos letramentos críticos, como também, destaca-se o entendimento de que a formação docente do professor de Física poderá se valer do reconhecimento do campo dos letramentos críticos para ressignificar as práticas pedagógicas.
Downloads
Copyright (c) 2023 Álex de Carvalho Ferreira, Ester Maria de Figueiredo Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.