Conhecimento prévio como elemento mobilizador dos letramentos críticos no ensino de física

  • Álex de Carvalho Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • Ester Maria de Figueiredo Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia http://orcid.org/0000-0001-5992-0184
Palavras-chave: Conhecimento prévio, Ensino de Física, Letramento crítico

Resumo

Este trabalho parte do pressuposto de que o conhecimento prévio dos estudantes, por possuir elementos construídos e adquiridos no/a partir do meio em que este vive, tem potencial para auxiliar entendimentos de conteúdos científicos e mobilizar práticas de letramentos críticos. Os letramentos críticos são práticas sociais que religam e interligam diferentes campos epistemológicos e se afirmam na intenção de despertar nos sujeitos o desejo de questionar e se impor ativamente nos contextos sociais. Com intuito de analisar as práticas de letramentos críticos no ensino de Física, com o uso de conhecimentos prévios como elemento mobilizador dessas práticas, foi realizada uma aula de Física sobre Velocidade Escalar Média, que baseou-se nas hipóteses e diálogos estabelecidos pelos questionamentos da professora. Como resultados, expõe-se a potencialidade dos conhecimentos prévios como elemento mobilizador dos letramentos críticos, como também, destaca-se o entendimento de que a formação docente do professor de Física poderá se valer do reconhecimento do campo dos letramentos críticos para ressignificar as práticas pedagógicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Maria de Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atuando no curso de Licenciatura em Letras, no Programa de Pós-graduaçao em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, e do Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação - GPLEd/CNPQ/UESB.

Publicado
04-05-2023
Como Citar
FERREIRA, ÁLEX; SOUZA, E. Conhecimento prévio como elemento mobilizador dos letramentos críticos no ensino de física. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 1, p. 158-175, 4 maio 2023.