Educação Ambiental e o trabalho com valores: a importância de uma formação baseada no diálogo

Palavras-chave: Educação Ambiental, valores, diálogo, formação continuada de professores

Resumo

Compreendendo a Educação Ambiental (EA) como uma das possibilidades de enfrentamento da racionalidade que levou nossa sociedade a atual crise socioambiental, buscamos a reflexão a respeito de como promover a construção de novos valores, de um ponto de vista educativo, uma vez que levamos em consideração os interesses da EA voltados à revisão de nosso sistema de valores. Nesta perspectiva, consideramos o diálogo como eixo central do processo que se vincula às práticas de EA e valores no contexto escolar. Depreende-se a proposta desta pesquisa, que tem como objetivo a compreensão dos sentidos construídos a respeito da dimensão do diálogo presente na vivência de professores em um projeto de formação continuada. A partir da análise destes sentidos, vislumbramos o potencial do diálogo, enquanto ferramenta educativa, para a construção coletiva do conhecimento, de valores, da interdisciplinaridade e da possibilidade do reconhecimento de diferentes contextos, conhecimentos e ideias no momento de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
10-07-2023
Como Citar
LONGO, G.; BONOTTO, D. M. Educação Ambiental e o trabalho com valores: a importância de uma formação baseada no diálogo. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 4, p. 1-21, 10 jul. 2023.