Educação Ambiental e o trabalho com valores: a importância de uma formação baseada no diálogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n4.13074

Palavras-chave:

Educação Ambiental, valores, diálogo, formação continuada de professores

Resumo

Compreendendo a Educação Ambiental (EA) como uma das possibilidades de enfrentamento da racionalidade que levou nossa sociedade a atual crise socioambiental, buscamos a reflexão a respeito de como promover a construção de novos valores, de um ponto de vista educativo, uma vez que levamos em consideração os interesses da EA voltados à revisão de nosso sistema de valores. Nesta perspectiva, consideramos o diálogo como eixo central do processo que se vincula às práticas de EA e valores no contexto escolar. Depreende-se a proposta desta pesquisa, que tem como objetivo a compreensão dos sentidos construídos a respeito da dimensão do diálogo presente na vivência de professores em um projeto de formação continuada. A partir da análise destes sentidos, vislumbramos o potencial do diálogo, enquanto ferramenta educativa, para a construção coletiva do conhecimento, de valores, da interdisciplinaridade e da possibilidade do reconhecimento de diferentes contextos, conhecimentos e ideias no momento de formação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

10-07-2023

Como Citar

LONGO, Gabriela Rodrigues; BONOTTO, Dalva Maria Bianchini. Educação Ambiental e o trabalho com valores: a importância de uma formação baseada no diálogo. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 4, p. 1–21, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n4.13074. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13074. Acesso em: 9 mar. 2025.