Educação Ambiental e o trabalho com valores: a importância de uma formação baseada no diálogo
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n4.13074Palavras-chave:
Educação Ambiental, valores, diálogo, formação continuada de professoresResumo
Compreendendo a Educação Ambiental (EA) como uma das possibilidades de enfrentamento da racionalidade que levou nossa sociedade a atual crise socioambiental, buscamos a reflexão a respeito de como promover a construção de novos valores, de um ponto de vista educativo, uma vez que levamos em consideração os interesses da EA voltados à revisão de nosso sistema de valores. Nesta perspectiva, consideramos o diálogo como eixo central do processo que se vincula às práticas de EA e valores no contexto escolar. Depreende-se a proposta desta pesquisa, que tem como objetivo a compreensão dos sentidos construídos a respeito da dimensão do diálogo presente na vivência de professores em um projeto de formação continuada. A partir da análise destes sentidos, vislumbramos o potencial do diálogo, enquanto ferramenta educativa, para a construção coletiva do conhecimento, de valores, da interdisciplinaridade e da possibilidade do reconhecimento de diferentes contextos, conhecimentos e ideias no momento de formação.