Desenvolvimento e Validação de um Objeto de Aprendizagem para Ensino de Modelagem de Linhas de Transmissão Empregando Quadripolos
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.13067Palavras-chave:
Objetos de aprendizagem, Quadripolos, Linhas de transmissão, Engenharia elétrica, Planilha eletrônica, Transmissão de energiaResumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento e validação de uma ferramenta que auxilia na compreensão da teoria de quadripolos aplicada a cálculos de transmissão de energia elétrica. Foi elaborada uma pasta de trabalho em Microsoft Excel com diversas planilhas capazes de resolver cálculos relacionados a quadripolos aplicados à transmissão de energia elétrica, para ajudar alunos de engenharia elétrica a sedimentar os conhecimentos adquiridos. O uso de ferramentas computacionais e planilhas é uma importante ferramenta considerando o aumento do ensino em modalidade remota, inclusive incentivando os alunos a desenvolverem suas próprias soluções, já que as fórmulas são abertas e a planilha é um recurso comum e familiar. A metodologia consistiu em reunir as teorias relacionadas a quadripolos e, juntamente com os conhecimentos de Microsoft Excel, elaborar uma ferramenta computacional. Foram utilizados exercícios presentes em livros empregados em cursos de transmissão de energia elétrica, para validar o funcionamento do trabalho desenvolvido, cujos resultados foram satisfatórios na solução de 3 exercícios.