Desenvolvimento e Validação de um Objeto de Aprendizagem para Ensino de Modelagem de Linhas de Transmissão Empregando Quadripolos

Autores

  • Edisio Alves de Aguiar Junior Universidade Veiga de Almeida https://orcid.org/0000-0001-5883-281X
  • Alex Felipe Monteiro Barzan Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Luiz Fernando Pereira Marques Ramos Universidade Federal Fluminense
  • Mariana Ferreira Gomes Universidade Veiga de Almeida
  • Paulo Felipe Goes Faria Universidade Veiga de Almeida
  • Wesley Lucas da Silva Oliveira Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.13067

Palavras-chave:

Objetos de aprendizagem, Quadripolos, Linhas de transmissão, Engenharia elétrica, Planilha eletrônica, Transmissão de energia

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento e validação de uma ferramenta que auxilia na compreensão da teoria de quadripolos aplicada a cálculos de transmissão de energia elétrica. Foi elaborada uma pasta de trabalho em Microsoft Excel com diversas planilhas capazes de resolver cálculos relacionados a quadripolos aplicados à transmissão de energia elétrica, para ajudar alunos de engenharia elétrica a sedimentar os conhecimentos adquiridos. O uso de ferramentas computacionais e planilhas é uma importante ferramenta considerando o aumento do ensino em modalidade remota, inclusive incentivando os alunos a desenvolverem suas próprias soluções, já que as fórmulas são abertas e a planilha é um recurso comum e familiar. A metodologia consistiu em reunir as teorias relacionadas a quadripolos e, juntamente com os conhecimentos de Microsoft Excel, elaborar uma ferramenta computacional. Foram utilizados exercícios presentes em livros empregados em cursos de transmissão de energia elétrica, para validar o funcionamento do trabalho desenvolvido, cujos resultados foram satisfatórios na solução de 3 exercícios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edisio Alves de Aguiar Junior, Universidade Veiga de Almeida

    Graduação em Engenharia Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ 2003), mestrado em Engenharia Elétrica pela COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é pesquisador-tecnologista do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, onde atua na área de metrologia legal e como professor no curso de mestrado profissional em metrologia (desde 2017). Atua também como professor nas Universidades Veiga de Almeida (UVA) e Santa Ursula (USU). Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Eletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: metrologia, automação, educação em engenharia e fontes renováveis.

Downloads

Publicado

04-05-2023

Como Citar

Desenvolvimento e Validação de um Objeto de Aprendizagem para Ensino de Modelagem de Linhas de Transmissão Empregando Quadripolos. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 43–64, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n1.13067. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13067. Acesso em: 2 mar. 2025.