Relatos de estágio observacional: importância da diagnose na formação docente

  • Ana Suênnya de Sousa Pires UFPI/CSHNB
  • Patricia da Cunha Gonzaga Silva
  • Luiz Eduardo das Neves Silva
Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Ensino de Ciências Biológicas, Prática laboratorial

Resumo

O estágio supervisionado representa fator muito relevante no processo de formação docente, proporcionando ao acadêmico uma oportunidade de pôr em prática a teoria, adaptando-a conforme a realidade. Este relato é fundamentado nas experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado de caráter observacional participativo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, efetuado nos âmbitos não escolar, o qual foi realizado no ambiente laboratorial da UFPI – CSHNB e, escolar, desenvolvido na área de Ciências do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano em uma escola municipal e na área de Biologia do Ensino Médio (3º ano) no Instituto Federal de Educação, na cidade de Picos-PI.  O presente trabalho tem como finalidade apresentar as experiências das atividades de observação e participação no Estágio observacional não escolar e escolar, vivenciadas no decorrer do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, UFPI, destacando os pontos positivos e as dificuldades encontradas. A vivência nos possíveis ambientes futuros de profissão propiciou grandes aprendizagens referentes à prática docente, além de instigar o interesse acerca do trabalho do biólogo em meio científico e educacional.  

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
04-05-2023
Como Citar
PIRES, A. S.; SILVA, P.; SILVA, L. E. Relatos de estágio observacional: importância da diagnose na formação docente. Revista Insignare Scientia, v. 6, n. 1, p. 384-397, 4 maio 2023.
Seção
Relatos de Experiências