Relatos de estágio observacional: importância da diagnose na formação docente

Autores

  • Ana Suênnya de Sousa Pires UFPI/CSHNB
  • Patricia da Cunha Gonzaga Silva
  • Luiz Eduardo das Neves Silva

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.13040

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino de Ciências Biológicas, Prática laboratorial

Resumo

O estágio supervisionado representa fator muito relevante no processo de formação docente, proporcionando ao acadêmico uma oportunidade de pôr em prática a teoria, adaptando-a conforme a realidade. Este relato é fundamentado nas experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado de caráter observacional participativo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, efetuado nos âmbitos não escolar, o qual foi realizado no ambiente laboratorial da UFPI – CSHNB e, escolar, desenvolvido na área de Ciências do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano em uma escola municipal e na área de Biologia do Ensino Médio (3º ano) no Instituto Federal de Educação, na cidade de Picos-PI.  O presente trabalho tem como finalidade apresentar as experiências das atividades de observação e participação no Estágio observacional não escolar e escolar, vivenciadas no decorrer do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, UFPI, destacando os pontos positivos e as dificuldades encontradas. A vivência nos possíveis ambientes futuros de profissão propiciou grandes aprendizagens referentes à prática docente, além de instigar o interesse acerca do trabalho do biólogo em meio científico e educacional.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

04-05-2023

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Relatos de estágio observacional: importância da diagnose na formação docente. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 384–397, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n1.13040. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13040. Acesso em: 2 mar. 2025.