As motivações e memórias dos licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza no IFRS - Campus Porto Alegre  

  • Carolina Adriana Cidade  Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, Campus Porto Alegre
  • Andréia Modrzejewski Zucolotto Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, Campus Porto Alegre
Palavras-chave: motivações;, memórias;, licenciatura;

Resumo

 

Este trabalho apresenta resultados da pesquisa “Perfil, memórias e identidades nas profissões da área de Química e Ciências”, cujo objetivo foi compreender identidades profissionais que emergem dessa área de estudo e da atuação profissional. É apresentado um recorte da investigação acerca das memórias da Educação Básica dos licenciandos e suas motivações para a escolha do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, cujo instrumento de levantamento de dados foi um questionário enviado por formulário eletrônico aos participantes. Os resultados permitem descrever o perfil do licenciando e indicam a importância de suas vivências ao longo de sua escolarização nas disciplinas da área, reiterando a influência de professores em suas vidas para a escolha profissional. Identifica-se que mesmo os percalços vivenciados na Educação Básica, tal como a falta de professores ou de estruturas de laboratórios, não causaram desencanto sobre os estudantes na escolha pela área, mas, ao contrário, os motivaram a atuar como professores para qualificar o ensino nessa área de saber. Os resultados levaram à criação de estratégias de permanência e êxito dos licenciandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Adriana Cidade , Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, Campus Porto Alegre



Andréia Modrzejewski Zucolotto, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, Campus Porto Alegre

 

Publicado
23-06-2022
Como Citar
CIDADE , C.; ZUCOLOTTO, A. As motivações e memórias dos licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza no IFRS - Campus Porto Alegre  . Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 2, p. 130-146, 23 jun. 2022.