Concepções de estudantes do Ensino Fundamental II sobre morcegos

Autores

  • Mônica Oliveira Teles Universidade Estadual de Maringá
  • Henrique Ortêncio Filho Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.12901

Palavras-chave:

Chiroptera, Divulgação científica, Ensino-aprendizagem

Resumo

Os morcegos são animais noturnos, comumente associados à disseminação de doenças e, também, a histórias fantasiosas envolvendo ratos com asas e vampiros. No entanto, esses animais desempenham papéis ecológicos, como, a polinização, a dispersão de sementes e o controle populacional de outros animais. Deste modo, o presente estudo objetivou reconhecer as concepções dos estudantes do 7º ano de um Colégio Estadual, no sul do Brasil, sobre os morcegos frente à realização de uma ação educativa sobre o tema. Foram determinadas as concepções prévias dos estudantes, por meio de entrevista, constituída de questões norteadoras, com 30 estudantes. Em seguida, houve a realização de uma oficina com o tema “Características e importância ecológica dos morcegos”. Após intervalo de três meses da ação, foram aplicadas as mesmas perguntas aos estudantes. A análise de conteúdo foi utilizada com a finalidade de reconhecer o teor latente das entrevistas. Foram identificadas modificações positivas nas concepções dos estudantes sobre os morcegos. Na categorização da análise, a unidade sobre lendas populares teve baixa representatividade nas respostas, enquanto os discursos pautados com conhecimento científico e nas associações dos conteúdos passaram a predominar na fala dos estudantes, reforçando a importância da realização de ações educativas sobre aspectos voltados à conservação da natureza.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mônica Oliveira Teles, Universidade Estadual de Maringá

    Mônica Oliveira Teles, graduada em Ciências Biológicas, membro do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (GEEMEA), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná.

  • Henrique Ortêncio Filho, Universidade Estadual de Maringá

    Henrique Ortêncio-Filho, professor do Departamento de Ciências, Programas de Pós-Graduação em Biologia Comparada (PGB) e em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), Coordenador do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (GEEMEA) - UEM.

Downloads

Publicado

04-05-2023

Como Citar

Concepções de estudantes do Ensino Fundamental II sobre morcegos. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 239–259, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n1.12901. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12901. Acesso em: 2 mar. 2025.