Concepções de estudantes do Ensino Fundamental II sobre morcegos

  • Mônica Oliveira Teles Universidade Estadual de Maringá
  • Henrique Ortêncio Filho Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Chiroptera, Divulgação científica, Ensino-aprendizagem

Resumo

Os morcegos são animais noturnos, comumente associados à disseminação de doenças e, também, a histórias fantasiosas envolvendo ratos com asas e vampiros. No entanto, esses animais desempenham papéis ecológicos, como, a polinização, a dispersão de sementes e o controle populacional de outros animais. Deste modo, o presente estudo objetivou reconhecer as concepções dos estudantes do 7º ano de um Colégio Estadual, no sul do Brasil, sobre os morcegos frente à realização de uma ação educativa sobre o tema. Foram determinadas as concepções prévias dos estudantes, por meio de entrevista, constituída de questões norteadoras, com 30 estudantes. Em seguida, houve a realização de uma oficina com o tema “Características e importância ecológica dos morcegos”. Após intervalo de três meses da ação, foram aplicadas as mesmas perguntas aos estudantes. A análise de conteúdo foi utilizada com a finalidade de reconhecer o teor latente das entrevistas. Foram identificadas modificações positivas nas concepções dos estudantes sobre os morcegos. Na categorização da análise, a unidade sobre lendas populares teve baixa representatividade nas respostas, enquanto os discursos pautados com conhecimento científico e nas associações dos conteúdos passaram a predominar na fala dos estudantes, reforçando a importância da realização de ações educativas sobre aspectos voltados à conservação da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Oliveira Teles, Universidade Estadual de Maringá

Mônica Oliveira Teles, graduada em Ciências Biológicas, membro do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (GEEMEA), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná.

Henrique Ortêncio Filho, Universidade Estadual de Maringá

Henrique Ortêncio-Filho, professor do Departamento de Ciências, Programas de Pós-Graduação em Biologia Comparada (PGB) e em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), Coordenador do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (GEEMEA) - UEM.

Publicado
04-05-2023
Como Citar
TELES, M.; FILHO, H. Concepções de estudantes do Ensino Fundamental II sobre morcegos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 1, p. 239-259, 4 maio 2023.