Ensino-aprendizagem de embriologia na visão de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira

  • Deyla Paula de Oliveira
  • Beatriz de Souza Fernandes
  • Débora dos Santos Pereira
  • Michele Ribeiro Ramos
  • Eder Caglioni
Palavras-chave: Ensino de Embriologia, Ensino Médio, Ensino Remoto, TDIC

Resumo

Este estudo objetivou relatar a opinião de estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira acerca do ensino-aprendizagem de Embriologia no Ensino Médio e no Ensino Remoto Emergencial (ERE) em decorrência da pandemia da COVID-19. A partir dos relatos dos estudantes, constatou-se que o ensino-aprendizagem dos estudantes, tanto no Ensino Médio quanto no ERE, apresentou algumas problemáticas, como a falta de infraestrutura, tempo de aula, recursos didáticos adotados e ausência de aulas práticas. Dessa forma, recomenda-se que os professores adotem novas metodologias e usem recursos didáticos alternativos para o ensino de Embriologia, o que facilitará o ensino-aprendizagem dessa área do conhecimento, tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deyla Paula de Oliveira

Pós-Doutora em Microbiologia de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Doutora e Mestre em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela UFT. Professora do Magistério Superior, nos cursos de Ciências Biológicas e Biotecnologia. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação da UFT (PPGBec/UFT). 

Beatriz de Souza Fernandes

Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade de Pernambuco - UPE

Débora dos Santos Pereira

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (PPGBEES) na Universidade Federal do Oeste do Pará

 

 

Michele Ribeiro Ramos

Doutora em Engenharia Florestal (UFPR) e Professora na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Eder Caglioni

Doutor em Engenharia Florestal (UFPR) e Professor no Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)

Publicado
13-08-2022
Como Citar
PAULA DE OLIVEIRA, D.; DE SOUZA FERNANDES, B.; DOS SANTOS PEREIRA, D.; RIBEIRO RAMOS, M.; CAGLIONI, E. Ensino-aprendizagem de embriologia na visão de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 3, p. 212-225, 13 ago. 2022.