Ensino-aprendizagem de embriologia na visão de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira

Autores

  • Deyla Paula de Oliveira
  • Beatriz de Souza Fernandes
  • Débora dos Santos Pereira
  • Michele Ribeiro Ramos
  • Eder Caglioni

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n3.12827

Palavras-chave:

Ensino de Embriologia, Ensino Médio, Ensino Remoto, TDIC

Resumo

Este estudo objetivou relatar a opinião de estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira acerca do ensino-aprendizagem de Embriologia no Ensino Médio e no Ensino Remoto Emergencial (ERE) em decorrência da pandemia da COVID-19. A partir dos relatos dos estudantes, constatou-se que o ensino-aprendizagem dos estudantes, tanto no Ensino Médio quanto no ERE, apresentou algumas problemáticas, como a falta de infraestrutura, tempo de aula, recursos didáticos adotados e ausência de aulas práticas. Dessa forma, recomenda-se que os professores adotem novas metodologias e usem recursos didáticos alternativos para o ensino de Embriologia, o que facilitará o ensino-aprendizagem dessa área do conhecimento, tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Superior.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Deyla Paula de Oliveira

    Pós-Doutora em Microbiologia de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Doutora e Mestre em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela UFT. Professora do Magistério Superior, nos cursos de Ciências Biológicas e Biotecnologia. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação da UFT (PPGBec/UFT). 

  • Beatriz de Souza Fernandes

    Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade de Pernambuco - UPE

  • Débora dos Santos Pereira

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (PPGBEES) na Universidade Federal do Oeste do Pará

     

     

  • Michele Ribeiro Ramos

    Doutora em Engenharia Florestal (UFPR) e Professora na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

  • Eder Caglioni

    Doutor em Engenharia Florestal (UFPR) e Professor no Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)

Downloads

Publicado

13-08-2022

Como Citar

PAULA DE OLIVEIRA, Deyla; DE SOUZA FERNANDES, Beatriz; DOS SANTOS PEREIRA, Débora; RIBEIRO RAMOS, Michele; CAGLIONI, Eder. Ensino-aprendizagem de embriologia na visão de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 3, p. 212–225, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12827. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12827. Acesso em: 12 mar. 2025.