O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica

  • Kauany Andressa de Oliveira Souza Universidade Federal do Acre- Ufac
  • Alcides Loureiro Santos Universidade Federal do Acre (Ufac)
Palavras-chave: Conscientização, BNCC, Resíduo eletrônico

Resumo

As metodologias de ensino consideradas tradicionais estão sendo gradativamente substituídas por novas abordagens de ensino, de modo a integrar diversas áreas do conhecimento por meio de determinados temas. A temática do lixo eletrônico, presente na proposta do novo Currículo do estado do Acre, busca desenvolver competências e habilidades que estimulem o estudante a pensar de forma crítica e reflexiva, além de identificar os riscos à saúde causados pela composição química de objetos do cotidiano. Este trabalho tem como objetivo relatar como a aplicação de uma aula desenvolvida à luz da BNCC, trabalhando os riscos à saúde das pessoas e do meio ambiente, enfatizado os conhecimentos químicos envolvidos.  A aula foi realizada de forma remota e contou com a participação de estudantes de química, professores da UFAC e de outras instituições. Percebeu-se que os estudantes não possuíam conhecimento prévio sobre o assunto e que não descartavam adequadamente o lixo eletrônico. Por meio de um questionário, verificou-se que mesmo após a discussão da temática na aula, nem todos os participantes se demonstraram conscientes dos impactos negativos causados pela omissão quanto ao manuseio e o descarte inadequado dos resíduos eletrônicos.

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Publicado
16-03-2022
Como Citar
DE OLIVEIRA SOUZA, K.; LOUREIRO SANTOS, A. O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 574-591, 16 mar. 2022.
Seção
Relatos de Experiências