O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica
Resumo
As metodologias de ensino consideradas tradicionais estão sendo gradativamente substituídas por novas abordagens de ensino, de modo a integrar diversas áreas do conhecimento por meio de determinados temas. A temática do lixo eletrônico, presente na proposta do novo Currículo do estado do Acre, busca desenvolver competências e habilidades que estimulem o estudante a pensar de forma crítica e reflexiva, além de identificar os riscos à saúde causados pela composição química de objetos do cotidiano. Este trabalho tem como objetivo relatar como a aplicação de uma aula desenvolvida à luz da BNCC, trabalhando os riscos à saúde das pessoas e do meio ambiente, enfatizado os conhecimentos químicos envolvidos. A aula foi realizada de forma remota e contou com a participação de estudantes de química, professores da UFAC e de outras instituições. Percebeu-se que os estudantes não possuíam conhecimento prévio sobre o assunto e que não descartavam adequadamente o lixo eletrônico. Por meio de um questionário, verificou-se que mesmo após a discussão da temática na aula, nem todos os participantes se demonstraram conscientes dos impactos negativos causados pela omissão quanto ao manuseio e o descarte inadequado dos resíduos eletrônicos.
Downloads
Copyright (c) 2022 Kauany Andressa de Oliveira Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.