O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência

Palavras-chave: Residência Pedagógica; Relatos; Formação inicial.

Resumo

O presente estudo consiste em relatos de experiência dos residentes pedagógicos do Colégio Acreano, os quais foram obtidos a partir dos métodos de observação estruturada, participação nas atividades de classe e conversação. O objetivo deste trabalho foi expressar os limites e desafios enfrentados pelos Residentes Pedagógicos do Colégio Acreano, diante o cenário de pandemia, através dos relatos obtidos e apresentados na seção de resultados do presente trabalho. A partir deles, foi possível notar as diferentes percepções dos residentes acerca do programa em pauta, no que tange ao desenvolver de suas atividades enquanto residentes, ao impacto do modelo de ensino do atual momento em sua prática, e o quão relevante é, os programas de formação inicial para os cursos de licenciatura, em destaque ao PRP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Jannai de Albuquerque Silva, Universidade Federal do Acre

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola presbiteriana Joao Calvino (2017), e graduação em andamento em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre - Campus Sedes

Peregrina Ferreira de Lima, Universidade Federal do Acre

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Barão do Rio Branco(2015), e graduação em andamento em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre - Campus  Sede. Tem experiência na área de Biologia Geral. 

André Ricardo Ghidini, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia de Água Doce e Pesca Interior) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2011). Atualmente atua no Ensino Superior como professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Acre (Campus Rio Branco), como Dedicação Exclusiva, na área de Bases Biológicas e Ensino de Ciências. e desenvolve pesquisa na área de Educação no Ensino Superior e na Área de Ecologia e Taxonomia do zooplâncton (ênfase em Cladóceros). Atualmente é vinculado como Professor e Orientador no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e do Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da Universidade Federal do Acre.

Jardely de Oliveira Pereira, Colégio Acreano

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre (2008) e Mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre (2010). Professora efetiva de Biologia da Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre. Atua como supervisora do subprojeto de licenciatura em Ciências Biológicas PIBID-UFAC. Tem experiência na área de Ecologia de Ecossistemas Aquáticos, com ênfase na alimentação e reprodução de peixes. 

Publicado
16-03-2022
Como Citar
MESQUITA GUERRA, L.; DE ALBUQUERQUE SILVA, C.; LIMA, P.; GHIDINI, A.; PEREIRA, J. O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 541-556, 16 mar. 2022.
Seção
Relatos de Experiências