O uso da Robótica no Ensino e na Aprendizagem da Matemática: uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12663

Palavras-chave:

Revisão Sistemática, Robótica Educaciona, Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática, Aprendizagem da Matemática

Resumo

Considerando os problemas com o ensino de Matemática e as dificuldades verificadas por estudantes na Educação Básica, é preciso repensar novas propostas pedagógicas que ajudem a mudar esta realidade. No contexto de avanços tecnológicos, pesquisas mostram que inserir a Robótica dentro das escolas, pode trazer avanços na aprendizagem. Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) dos estudos relacionados à utilização da Robótica, nos processos de Ensino e de Aprendizagem da Matemática, no Ensino Fundamental e Médio, no Brasil, publicados em artigos e dissertações, dos últimos 10 anos, nas plataformas Scielo, Capes, Repositório da UFC e em um conjunto de Periódicos que tinham como escopo o uso da tecnologia educacional. Os resultados mostram que apesar do potencial a Robótica pode ser usada de uma forma tradicional, mas também pode ajudar a romper com o ensino centralizado no professor, por meio da mediação que incentivem o protagonismo dos estudantes.

Downloads

Biografia do Autor

  • Maria Silvania Marques Xavier de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Mestranda do Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, pós-graduação em Educação Matemática e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2018) e superior em Redes de computadores pela Faculdade Estácio (2010). Integrante dos Grupos de Pesquisa PROATIVA, PROMÍDIA e REM-NE, onde participa do desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares e formação de professores nas áreas de Educação Matemática e Tecnologias Digitais

  • Juscileide Braga de Castro

    Possui licenciatura mesma em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2012) e doutorado em Educação (2016), pela universidade. Atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará, na Faculdade de Educação / FACED, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Professora no Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE. Em 2018 atuou como consultora de Matemática da SEDUC-CE e como consultora de produto do MEC para o programa PMALFA. Integrante do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA). Tem experiência na área de Educação, com destaque em Matemática e Tecnologia Educacional, atuando, principalmente nas áreas de Informática Educativa, Educação Matemática, Psicologia da Educação Matemática.

Downloads

Publicado

21-12-2022

Como Citar

DE SOUZA, Maria Silvania Marques Xavier; DE CASTRO, Juscileide Braga. O uso da Robótica no Ensino e na Aprendizagem da Matemática: uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 4, p. 55–76, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n4.12663. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12663. Acesso em: 31 mar. 2025.