Abordagens temáticas e metodológicas da pesquisa acadêmica brasileira de 2008 a 2018 sobre o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’

Palavras-chave: Estado da Arte, Ensino de Biologia, Dissertações e Teses, Focos Temáticos, Abordagens Metodológicas

Resumo

Considerando a relevância dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’ para o ensino de Biologia no Brasil e o trabalho inventariante da pesquisa acadêmica do ensino desses temas realizado por Oliveira (2011), o objetivo de nossa investigação, identificada como um estudo do tipo ‘estado da arte’, foi o mapeamento da produção acadêmica brasileira, na forma de dissertações de mestrado e teses de doutorado, que aborda o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’, defendida em programas de pós-graduação existentes no país, no período de 2008 a 2018. Foi realizada uma análise documental dessa produção, abrangendo 139 documentos, através de instrumentos quali-quantitativos e da leitura na íntegra dos textos. Apresentamos nesse texto parte de nossos resultados, oriundos dos descritores: Área de Conteúdo, Nível Escolar, Foco Temático e Gênero de Trabalho Acadêmico, que convencionamos denominar de Abordagens Temáticas e Metodológicas da Investigação Acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Henrique Mesquita Felix, Universidade Estadual do Ceará

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) no campus da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Participante do Programa de Monitoria Acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (PROMAC - UECE).Técnico em enfermagem pela Escola Estatual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa.

Mário Cézar Amorim de Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Professor Assistente de Prática de Ensino em Biologia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui experiência no ensino de Ciências Naturais (6º a 9º anos do Ensino Fundamental), Biologia e Práticas de Laboratório de Ciências (1º a 3º anos do Ensino Médio) e na docência no Ensino Superior (UFC, UESC e UECE). Licenciado em Ciências Biológicas (UFC, 2000), especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (UVA, 2001), mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2011) e doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS, desde 2017). Membro da Rede de Pesquisa de Educação em Ciências da UECE (REPENCI-UECE), da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Pesquisador vinculado ao Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia da UFBA (LEFHBio-UFBA) e ao 'Grupo de Pesquisa Química de Produtos Naturais e Materiais' da FACEDI-UECE (Linha de Pesquisa: Ensino de Química e Biologia). Possui interesse em pesquisas educacionais que abordem 'História e Filosofia da Ciência no Ensino de Biologia' e 'Controvérsias Sociocientíficas no ensino de Ciências e Biologia e suas implicações na formação de professores', em especial o ensino dos temas 'Origem da Vida' e 'Evolução Biológica'.

https://www.researchgate.net/profile/Mario_Oliveira27

https://uece.academia.edu/marioamorim

Publicado
13-08-2022
Como Citar
FELIX, F.; CÉZAR AMORIM DE OLIVEIRA, M. Abordagens temáticas e metodológicas da pesquisa acadêmica brasileira de 2008 a 2018 sobre o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 3, p. 144-173, 13 ago. 2022.