Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura

Palavras-chave: ensino de química, conhecimento pedagógico do conteúdo, revisão sistemática

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura em produções fundamentadas no Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) e no Ensino de Química e analisar as contribuições das pesquisas nessas vertentes. O levantamento foi realizado no primeiro bimestre de 2021 no Portal de Periódicos Capes/MEC e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, utilizando-se como como critérios de inclusão os trabalhos publicados nos últimos 10 anos e que possuíam relação com os temas, a partir disso foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Identificou-se o ano de 2015 com o maior número de publicações seguido de uma diminuição. A maior parte dos trabalhos são dissertações, sendo a região Sudeste com a maior concentração de estudos. As pesquisas utilizam com maior frequência questionário e entrevistas para coletarem seus dados. Trabalhos de natureza empírica se sobressaíram com 96,4%, os quais são realizadas principalmente com professores em formação inicial e atuantes na Educação Básica, todos com abordagem de pesquisa qualitativa. As pesquisas incentivam estudos em cursos de formação continuada, destacam a importância dos licenciandos terem momentos nos quais possam construir atividades de ensino e o CPC, e enfatizam a influência que os docentes formadores possuem no desenvolvimento do CPC nos futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Michel dos Santos Menezes, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Química na linha de pesquisa Ensino de Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Manaus, Amazonas, Brasil. Professor Adjunto I do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da UFAM – Itacoatiara, Amazonas,  Brasil. Doutorando em Química na linha de pesquisa Ensino de Química pela UFAM – Manaus, Amazonas, Brasil, no Programa de Pós-Graduação em Química.


Sidilene Aquino de Farias, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciências (área de concentração: Química) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos, São Paulo, Brasil.  Professora Associada I do Departamento de Química da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Manaus, Amazonas Brasil. Credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Química (UFAM), linha de pesquisa Ensino de Química, e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil. Líder do grupo de pesquisa Núcleo Amazonense de Educação Química (NAEQ).



Publicado
16-03-2022
Como Citar
MENEZES, J. M.; DE FARIAS, S. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 398-419, 16 mar. 2022.