A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr.

Autores

  • Andréia de Freitas Zompero Universidade Estadual de Londrina
  • Cínthia Hoch Batista de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Bruna Lauana Crivelaro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i5.12572

Palavras-chave:

Iniciação científica Jr, Procedimentos em Ciência, Identificação do problema

Resumo

O entendimento de procedimentos realizados em ciência pelos alunos da Educação Básica é um assunto que vem sendo debatido nos últimos anos. A identificação e o entendimento do problema a ser investigado é um dos conhecimentos fundamentais para que o estudante compreenda procedimentos da ciência e uma condição indispensável para o aluno compreender as características do conhecimento científico. Neste estudo tivemos por objetivo investigar a compreensão do problema, apresentado em determinadas situações, por alunos da Educação Básica que participaram de um projeto de Iniciação Científica Jr. durante um período de seis meses. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e para obtenção dos dados os alunos responderam uma situação – problema antes de iniciarem o projeto de Iniciação Científica Jr. e outra após encerrarem o projeto. Os dados apontam que houve uma melhora discreta na compreensão dos elementos do problema após os estudantes terem participado do projeto, pois a aprendizagem de procedimentos acontece progressivamente. Consideramos que a permanência por mais tempo nas atividades do projeto poderá contribuir progressivamente para que os estudantes melhorem a capacidade de compreensão do problema a ser investigado em uma determinada situação.

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Publicado

20-08-2021

Como Citar

ZOMPERO, Andréia de Freitas; SOUZA, Cínthia Hoch Batista de; CRIVELARO, Bruna Lauana. A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 5, p. 183–199, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12572. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12572. Acesso em: 10 mar. 2025.

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