A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr.

  • Andréia de Freitas Zompero Universidade Estadual de Londrina
  • Cínthia Hoch Batista de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Bruna Lauana Crivelaro Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Iniciação científica Jr, Procedimentos em Ciência, Identificação do problema

Resumo

O entendimento de procedimentos realizados em ciência pelos alunos da Educação Básica é um assunto que vem sendo debatido nos últimos anos. A identificação e o entendimento do problema a ser investigado é um dos conhecimentos fundamentais para que o estudante compreenda procedimentos da ciência e uma condição indispensável para o aluno compreender as características do conhecimento científico. Neste estudo tivemos por objetivo investigar a compreensão do problema, apresentado em determinadas situações, por alunos da Educação Básica que participaram de um projeto de Iniciação Científica Jr. durante um período de seis meses. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e para obtenção dos dados os alunos responderam uma situação – problema antes de iniciarem o projeto de Iniciação Científica Jr. e outra após encerrarem o projeto. Os dados apontam que houve uma melhora discreta na compreensão dos elementos do problema após os estudantes terem participado do projeto, pois a aprendizagem de procedimentos acontece progressivamente. Consideramos que a permanência por mais tempo nas atividades do projeto poderá contribuir progressivamente para que os estudantes melhorem a capacidade de compreensão do problema a ser investigado em uma determinada situação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
20-08-2021
Como Citar
ZOMPERO, A.; SOUZA, C.; CRIVELARO, B. A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 5, p. 183-199, 20 ago. 2021.

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)