Ensino por Investigação em aulas de Química: Construindo a argumentação através da problemática “Por que as bananas escurecem?”

Palavras-chave: Ensino Investigativo, Metodologia Ativa, Experimentação

Resumo

Neste relato apresentamos uma sequência de ensino investigativo - SEI a partir da questão motriz “Por que as bananas escurecem?” para a discussão do conceito de óxido-redução, que envolveu alunos do 5º período de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amazonas durante a realização da disciplina IEQ121 Experimentação para o Ensino de Química. Por meio da SEI, os estudantes foram encorajados a levantar hipóteses, a tomar consciência de seus erros, a fazer experimento comparativo, a construir novos conhecimentos e a fazer a articulação com outras situações reais, sem necessitar de um manual pré-determinado. A metodologia seguiu as contribuições teóricas de Carvalho et al (2013) para o ensino investigativo. Os resultados mostraram que a atividade mobilizou nos alunos o desenvolvimento de habilidades cognitivas potentes para resposta ao problema, sendo identificadas habilidades como: leitura, pesquisa, argumentação, questionamento e autonomia. Pode-se dizer que também houve a apropriação do conceito de óxido-redução por duas razões: (1) Identificação dos alunos de elementos envolvidos em uma reação de óxido-redução, como: agentes oxidantes e redutores, variação do NOX e fatores que influenciam na reação (como, temperatura, enzimas da banana) e (2) Articulação do conhecimento de óxido-redução com outras situações reais, por exemplo, produção da ferrugem, oxidação da batata, etc. Assim, o ensino por investigação possibilitou construir em sala efetivas aprendizagens que devem ser consideradas pelos professores de química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Martins Libório, UFAM

Licenciando em Química da Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Brasil.

Yana Bárbara da Silva Teixeira, UFAM

Licencianda em Química da Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, Brasil.

Marcela da Silva Nascimento

Licencianda da Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, Brasil.

Publicado
16-03-2022
Como Citar
MONTEIRO, E.; LIBÓRIO, R.; BÁRBARA DA SILVA TEIXEIRA, Y.; NASCIMENTO, M. Ensino por Investigação em aulas de Química: Construindo a argumentação através da problemática “Por que as bananas escurecem?”. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 506-524, 16 mar. 2022.
Seção
Relatos de Experiências